A política externa norte-americana, no contexto histórico do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170127 História
A política externa norte-americana, no contexto histórico do pós-11 de setembro, é, entre outros aspectos, caracterizada

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A política externa dos Estados Unidos, após os ataques de 11 de setembro, assumiu uma postura marcada por uma ênfase nos interesses nacionais, muitas vezes colocando-os à frente das considerações multilaterais e da comunidade internacional. Esta abordagem é caracterizada por uma percepção de que a segurança nacional e as prioridades dos EUA devem estar acima de compromissos e acordos globais, o que pode levar a ações unilaterais ou a uma diplomacia mais agressiva.

Por esse motivo, a alternativa correta é a C - pela ideia de que os interesses nacionais do país devem prevalecer sobre os da comunidade internacional. As demais opções não refletem adequadamente as tendências observadas na política externa dos EUA no período pós-11 de setembro.

A alternativa A, que menciona a "elevada capacidade de exercício da cordialidade", e a D, sobre "extraordinária racionalidade e cálculo estratégico voltados para os argumentos de soluções negociadas", não se alinham com a postura mais unilateral que foi adotada. Enquanto a alternativa B, que fala da "clara opção em favor dos ganhos do multilateralismo", é contrária ao comportamento observado, que mostrava preferência pela defesa dos interesses próprios em detrimento do trabalho conjunto com outras nações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

item certo: letra C

 

Vou comentar os itens em que consegui material didático mais claro e objetivo:

 

a) por elevada capacidade de exercício da cordialidade como um valor no trato dos assuntos internacionais. ERRADO

Pois os EUA desconsideraram recomendações de várias nações e atacaram o Iraque, em março de 2013, mesmo sem o consenso da ONU.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Iraque

 

c) pela ideia de que os interesses nacionais do país devem prevalecer sobre os da comunidade internacional. CERTO

Para citar dois exemplos temos que os EUA foram contra o Protocolo de Kyoto e contra o Acordo de Paris alegando que não poriam sua economia em risco em prol do efeito estufa. De certa forma é justamente essa ideia de seus interesses nacionais (dos EUA) prevalecerem sobre os da comunidade internacional que comina no surgimento de extremistas e terroristas que acabam por atacá-los. Por curiosidade, enquanto os EUA negaram reduzir os gases que intensificam o efeito estufa, a China se prontificou a reduzir esses mesmos gases muito mais do que o pretendido pelo Acordo de Paris. Um viva pra China se eles conseguirem.

 

d) por extraordinária racionalidade e cálculo estratégico voltados para os argumentos de soluções negociadas para as crises internacionais. ERRADO

O povo americano é acima de tudo trabalhador e empreendedor, mas não necessariamente racional. Quanto ao aspecto estratégico voltado para soluções de crises internacionais, pode-se considerar que os EUA acertaram algumas vezes mas erraram muitas outras no quesito estratégia. Prova disso é que o surgimento da Al Qaeda é creditado aos próprios EUA ao apoiarem mulçumanos Afegãos contra a União Soviética em 1979. Depois a Al Qaeda se voltou contra os EUA e executaram o ataque do 11 de setembro em 2001.

Fonte: https://www.infopedia.pt/$al-qaeda

 

Bons estudos!

A política externa dos EUA já era assim antes do 11 de setembro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo