Qualquer sinal de corrente ou de tensão, cuja forma de onda ...
Qualquer sinal de corrente ou de tensão, cuja forma de onda não seja senoidal, pode produzir componentes harmônicas que podem provocar danos na instalação elétrica em que está presente e/ou em seus componentes e aparelhos a ela conectados. Há vários efeitos provocados pelas harmônicas; sobre estes efeitos, analise as afirmações abaixo.
I. Devido ao “efeito skin”, à medida que a frequência do sinal de corrente aumenta (harmônicas), ela tende a circular pela periferia do condutor, o que significa uma diminuição da sua resistência elétrica e, consequentemente, das perdas por efeito Joule devido ao aumento da corrente.
II. Os sinais harmônicos podem apresentar correntes com alto fator de crista, o que pode fazer com que alguns dispositivos de proteção termomagnéticos e diferencias disparem.
III. Vibrações, acoplamentos, ferrorressonância e aumento da queda de tensão são algumas das consequências da alta distorção harmônica.
IV. Uma forma de lidar com a presença de harmônicas em uma instalação elétrica é a utilização de transformadores para confinar certas formas de harmônicas. Como exemplo, temos a utilização de transformadores com a ligação triângulo/estrela, que provocará o confinamento da terceira harmônica e suas múltiplas inteiras.
V. Para segregação de harmônicas de ordem 9 e 11, uma técnica recomendada é a utilização de um transformador isolador com duplo secundário onde se realiza um defasamento angular de 60 graus entre os enrolamentos.
Estão CORRETAS as afirmações