Embora haja variações sobre as definições e as reais atribu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738470 Psicologia
Embora haja variações sobre as definições e as reais atribuições entre Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando à atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando à pesquisa). Um dos propósitos do Psicólogo Escolar é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Tema da Questão: A questão aborda a distinção e as funções específicas da Psicologia Escolar e Psicologia Educacional. Para resolvê-la, é importante entender que a Psicologia Escolar é mais aplicada e prática, enquanto a Psicologia Educacional foca mais na pesquisa acadêmica.

Justificativa da Alternativa Correta (C): A alternativa C está correta porque descreve com precisão o papel do psicólogo escolar, que é assessorar a escola na construção de uma compreensão abrangente de seu papel educacional. Isso inclui ajudar a escola a entender seus limites e potencialidades usando conhecimentos da Psicologia. A função do psicólogo escolar é fundamental para integrar práticas que considerem o contexto e as necessidades educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz.

Alternativas Incorretas:

A - A alternativa A está incorreta porque o papel do psicólogo escolar não é focado apenas em um compromisso individual. Ao contrário, ele deve considerar o ambiente escolar como um todo, promovendo interações e estratégias que beneficiem todos os alunos.

B - A alternativa B é equivocada pois menciona minimizar as interferências da motricidade, dos afetos e das emoções. Na verdade, a Psicologia Escolar busca integrar esses aspectos ao processo educativo, reconhecendo sua importância no desenvolvimento do aluno.

D - A alternativa D está incorreta porque não compete ao psicólogo escolar ser apenas um solucionador de problemas. Embora ele possa contribuir para resolver questões específicas, seu papel é mais abrangente e envolve facilitar processos educativos e de desenvolvimento pessoal.

E - A alternativa E está errada ao propor uma concepção de fracasso escolar como um processo individual. A Psicologia Escolar trabalha para entender o fracasso escolar como um fenômeno complexo, que envolve múltiplos fatores sociais, emocionais e cognitivos, não atribuindo a responsabilidade apenas ao indivíduo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo