A interlocução do Serviço Social com o marxismo na contempo...
Assinale a alternativa correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A interação do Serviço Social com o marxismo na contemporaneidade é um tema de grande relevância. Segundo alguns autores, essa interação se justifica por vários motivos:
1. Enriquecimento do Serviço Social. A assimilação do pensamento marxista tem possibilitado um enriquecimento ao Serviço Social. Graças a essa opção teórico-metodológica, a empreitada de se opor à hegemonia das classes dominantes, na academia, tornou-se quase unicamente do Serviço Social.
2. Interlocução com a tradição marxista. A interlocução com a tradição marxista oferece subsídios teórico-políticos para o trabalho do assistente social. Essa interlocução pode contribuir com a superação de persistentes confusões, como a ideia de que o conhecimento teórico, em especial, o que decorre do arcabouço da teoria social de Marx, oferece conhecimentos técnicos para a intervenção profissional.
3. Necessidade de diálogo com Marx. Independentemente da filiação teórica e ídeo-política, o assistente social necessita travar um diálogo sério com Marx e a tradição marxista, sob pena de perder determinações essenciais da sua prática, de fragilizar a sua reflexão teórica e de isolar-se dos debates culturais e profissionais contemporâneos.
4. Auxílio na transformação social.O método marxiano auxilia os assistentes sociais a se notarem como agentes de transformação, analisando a realidade para além da mera aparência, identificando as expressões da “questão social”, os limites da ação profissional, seus desafios e possibilidades. Esses pontos destacam a importância da interlocução do Serviço Social com o marxismo na contemporaneidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo