Acerca dos aspectos gramaticais e dos sentidos do texto ap...
Texto para o item.
Na nova sociedade digital, você nunca está só. In: Revista Superinteressante. Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).
A expressão “por pessoas e equipamentos” (linhas 28 e 29) e a expressão ‘pela arquitetura’ (linha 31) exercem a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia explicar por favor
A frase diz que "Os espaços são ocupados por pessoas e equipamentos".
Função Sintática: Nesse contexto, a expressão "por pessoas e equipamentos" exerce a função de agente da passiva. Ela indica quem ou o que realiza a ação de ocupar os espaços. A oração está na voz passiva ("Os espaços são ocupados"), e essa expressão revela o agente da ação.
A frase diz que "A divisão física entre ambiente público e privado, que costumava ser definida pela arquitetura, não existe mais".
Função Sintática: Aqui, a expressão "pela arquitetura" também exerce a função de agente da passiva. Ela indica o que definia a divisão física entre ambiente público e privado. A oração está na voz passiva ("era definida"), e essa expressão revela o agente da ação de definir.
Conclusão:
Ambas as expressões, "por pessoas e equipamentos" e "pela arquitetura", exercem a mesma função sintática nas frases em que aparecem: agente da passiva. Elas indicam quem ou o que realiza as ações de ocupar os espaços e de definir a divisão entre público e privado, respectivamente.
eu marquei que as dduas frases tem a mesma funcao sintatica e errei. pq ??
Esse gabarito tá errado não é possível, as duas tem a mesma função sintática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo