De acordo com Strey (1998), dentro da psicologia social cien...
De acordo com Strey (1998), dentro da psicologia social científica, os temas de gênero tinham pouca expressão e, no máximo, apareciam como sexo, indicando as diferenças encontradas entre homens e mulheres em experimentos de laboratórios ou de campo. Considerando os aspectos de gênero para a psicologia social, analise as afirmativas.
I. Para reverter o quadro de que gênero não são apenas as diferenças encontradas entre homens e mulheres em experimentos de laboratórios ou de campo foi necessário o acontecimento da crise da psicologia social, e as pressões dos crescentes movimentos feministas, que iniciaram antes do século XX, mas que tiveram seu apogeu há poucas décadas.
II. Os estudos transculturais demonstram dois aspectos universais sobre o gênero: gênero não é idêntico a sexo e gênero fornece a base para a divisão sexual do trabalho em algumas sociedades. Contudo, existe um conteúdo universal para os papéis de sociedades. A maneira como homens e mulheres são conceitualizados estão estritamente ligados aos papéis da sociedade.
III. Os estudos de gênero nos mostram uma tremenda variedade de culturas no mundo. Em algumas sociedades, a divisão do trabalho por gênero é uma das maneiras-chave sobre as quais a atividade econômica está organizada. As diferenças entre sociedades onde o gênero é central à produção econômica e aquelas onde é secundário se reflete nas igualdades em todas as estruturas de autoridades.
IV. A visão do gênero como construção cultural e histórica implica tratar com categorias simbólicas, cujas características principais são dar prioridade à interpretação construída em uma dialética entre o dado concreto e o esquema explicativo; na centralidade dos símbolos e dos diversos fatores que podem influir em sua leitura, como, por exemplo, o lugar e o momento, se é uma leitura individual ou se é coletiva.
Estão corretas as afirmativas