De acordo com a bibliografia especializada, a codificação d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Administrador |
Q1621424 Administração de Recursos Materiais
De acordo com a bibliografia especializada, a codificação de mercadorias é a segunda etapa da classificação de materiais e representa a atribuição de um código representativo ao produto, identificando a mercadoria e suas características.
Seu principal objetivo é padronizar dados, a fim de agilizar a identificação e localização desses produtos, assim como a adoção e implementação de um sistema de informações. Nesse sentido, as principais formas de codificação de mercadorias adotadas no Brasil são, exceto:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

1. SISTEMA DECIMAL

Também conhecido como sistema numérico ou codificação numérica, esse é um dos métodos mais utilizados por ser bastante simples. Ele consiste na utilização de algarismos arábicos para a ordenação sequencial dos itens.

Em geral, ela segue o que foi adotado pelo FSC (Federal Supply Classification System), mas pode sofrer algumas modificações para se adequar às necessidades da empresa.

Os produtos são codificados de acordo com suas características gerais. Depois, são feitas subdivisões a fim de especificar o tipo de item. Sendo assim, temos:

grupo;

classe;

subclasse;

número verificador;

dígito de controle.

2. ALFABÉTICA E ALFANUMÉRICA

Essa forma de codificação de mercadorias adota as letras do alfabeto como forma de representar os itens. Foi bastante utilizada na codificação de livros. Uma particularidade desse método é que ele consegue associar as letras com as características do produto.

Já a alfanumérica, como o próprio nome diz, consiste na combinação entre letras e números. Hoje em dia, é muito adotada em peças automotivas e também em placas de automóveis.

A quantidade de números e letras é definida pela empresa que o utilizará. Ou seja, não há nenhuma regra específica para esses tipos de codificação, sendo bastante flexível, de acordo com as necessidades do negócio.

3. CÓDIGO DE BARRAS

Muito conhecido e bastante utilizado, o código de barras é uma marcação gráfica que facilita a leitura digital. Ele consiste na combinação de caracteres binários representados com alternância entre espaços e barras estreitas e largas.

Os códigos são gerados de maneira aleatória pelo sistema e permitem um controle de estoque bom mas para ser mais eficiente ainda seria necessário identificar a unidade de cada iten o que nem sempre acontece.

Uma parte da numeração do código é cedida e controlada pela EAN Brasil (Associação Brasileira de Automação Comercial). Os demais dígitos são criados e geridos pela própria empresa que o utiliza.

4. RFID

Correspondendo, em português, à Identificação por Rádio Frequência, esse método é considerado uma revolução na codificação de mercadorias. Ele representa um grande avanço na tecnologia que pode alterar o gerenciamento e a comercialização dos produtos.

Basicamente, ele consiste em ondas de rádio que são transmitidas pelos leitores RFID. Por meio de antenas, essas ondas atingem etiquetas inteligentes (TAGs). Cada TAG é composta por um microchip, que possui um número binário gravado — o chamado EPC (Código Eletrônico do Produto).

https://rfidbrasil.com/blog/4-formas-de-codificacao-de-mercadorias/

A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de codificação. Neste caso, assinalemos a alternativa que não contém um sistema de codificação usual no Brasil.

A - correta. "Sistema Decimal - também conhecido como sistema numérico ou codificação numérica, esse é um dos métodos mais utilizados por ser bastante simples. Consiste na utilização de algarismos arábicos para a ordenação sequencial dos itens;"

B - correta. "Alfabética - adota as letras do alfabeto como forma de representar os itens. Já a alfanumérica, como o próprio nome diz, consiste na combinação entre letras e números;"

C - correta. "Código de Barras - é uma marcação gráfica que facilita a leitura digital. Consiste na combinação de caracteres binários representados com alternância entre espaços e barras estreitas e largas;"

D - correta. "RFID - corresponde, em português, à Identificação por Rádio Frequência. Consiste em ondas de rádio que são transmitidas pelos leitores RFID;"

Existem, basicamente as quatro formas acima para codificar materiais. A alternativa "E" não apresenta um sistema válido. por isso é a alternativa que deve ser marcada neste caso.

E - incorreta.

A banca fez uso dos conceitos extraídos do site RFIDBRASIL

GABARITO: E

Fonte:

RFIDBRASIL. CONHEÇA 4 FORMAS DE CODIFICAÇÃO DE MERCADORIAS. Disponível em:<https://rfidbrasil.com/blog/4-formas-de-codificacao-de-mercadorias/> Acesso em: 03/04/2022.

Lembrei dos métodos de arquivamento de arquivologia, lá o método Mnemônico é considerado obsoleto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo