Analise a imagem a seguir.Disponível em: <https://tinyurl...
Disponível em: <https://tinyurl.com/y38dzgvw>. Acesso em: 1º ago. 2019.
A respeito do uso da crase abordado nessa imagem, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é sobre crase e quer que analisemos o uso da crase abordado na imagem: "Bife à cavalo, com crase? Só se for assim...". Vejamos:
.
A) A informação sobre o uso da crase está incorreta, pois utiliza-se a crase nesse caso, assim como em “Filé à Oswaldo Aranha”.
Errado. A informação sobre o uso da crase está correta, pois não se usa crase diante de palavra masculina (o cavalo). Aqui não se trata de um “bife à moda do cavalo”. Em "filé à Oswaldo Aranha" há crase, pois é o mesmo que filé "à moda do diplomata Oswaldo Aranha".
A locução prepositiva feminina “à moda de” receberá o acento grave mesmo quando o termo “moda de” vier subentendido.
Ex.: Era uma tela à Portinari. / Fez um gol à Pelé.
.
B) A imagem instrui corretamente o leitor, pois, nesse caso, a crase não indica a supressão da locução “à moda de”, e não deve ser utilizada antes de termo masculino.
Certo. Conforme a imagem, não existe "bife à cavalo", pois não se usa crase diante de palavra masculina e, nesse caso, a crase não indica a supressão a locução "à moda de".
.
C) A crase, nesse caso, é necessária, pois diferencia o “a”, antes de cavalo, de uma preposição.
Errado. A crase, nesse caso, é proibida.
.
D) A informação da imagem está correta, pois, nesse caso, não há a fusão de preposição com artigo, e, sim, somente o artigo definido ‘a’.
Errado. A informação da imagem está correta, pois, nesse caso, não há a fusão de preposição com artigo, e, sim, somente a PREPOSIÇÃO ‘a’.
.
Gabarito: Letra B
Vou comentar a letra B, mais exatamente em cima da das justificativa a seguir: "...“à moda de”, ...não deve ser utilizada antes de termo masculino"
- Já começando a discordar da justificativa da banca. Locuções adverbiais masculinas não são acentuadas. Ok! Mas todas? Nãããão! A exceção está nas expressões "à moda de/maneira de"... Que vacilo eim, Fundep (pausa para xingar a banca kk)!!
- Observe um exemplo de expressão masculina com crase: "Bife à Oswaldo Aranha". Quando estiver subentendido a expressão "à moda de/maneira de", sofrerá o fenômeno da crase. Contudo, a justificativa de não haver crase com a expressão "à moda de" usados em animais tais como "passarinho" e "cavalo" não é por que são palavras masculinas, e sim, pois, passarinho e cavalo não criam moda.
- Pense pela lógica, pessoas e lugares (bife à milanesa (Milão)) podem criar moda, mas como que um animal pode criar? Veja o que o grande mestre Professor Pestana disse em seu artigo: " dá para comer um bacalhau da maneira como Gomes de Sá comia/fazia o bacalhau e também dá para se vestir da maneira como se vestia Gianni Versace, MAS NÃO DÁ PARA comer/fazer um frango da maneira como o passarinho come o frango; AFINAAAAAALLLLL, passarinho não come frango... Como cavalo não come nem faz bife com ovo em cima, não faz sentido entender que a expressão “à moda/maneira de” está subentendida antes da palavra “cavalo”, logo não há crase, pois não se come bife à moda de cavalo, assim como não se come frango à moda de passarinho".
Obs.: Essa letra B é a que está menos errada e por isso eu a marcaria se estivesse fazendo essa prova...
EM RESUMO, todas as locuções adverbiais masculinas não são acentuadas? Falsa. Explicação: as que recebem a expressão "à moda/maneira de" são. E são todas essas expressões sofrem crase? Não. Justificativa: animais não criam moda e por isso a palavra "a" em "a passarinho" e "a cavalo" é apenas uma preposição não tem o acento indicativo da crase.
Referências:
"FRANGO À PASSARINHO” e “BIFE À CAVALO” – CRASE? https://materiais.portuguescompestana.com.br/frango-a-passarinho-e-bife-a-cavalo-crase/
Tem crase ou não tem? https://benditoportugues.com.br/tem-crase-ou-nao-tem/
Filé a cavalo e frango a passarinho https://gramaticaonline.com.br/lingua_no_dia_dia/file-a-cavalo-e-frango-a-passarinho/
- Diante de pronome, crase passa fome;
- Diante de masculino, crase é pepino;
- Diante de ação, crase é marcação;
- Palavras repetidas, crase proibida;
- A+ aquele, crase nele!
- Vou a, volto da: crase há!
- Vou a, volto de: crase pra quê?
- Diante de cardinal, crase faz mal;
- Quando for hora, crase sem demora;
- Palavra determinada, crase liberada;
- Sendo à moda de, crase vai vencer;
- Adverbial, feminina e locução, coloque crase, meu irmão!
Gab B
- Observe um exemplo de expressão masculina com crase: "Bife à Oswaldo Aranha". Quando estiver subentendido a expressão "à moda de/maneira de", sofrerá o fenômeno da crase. Contudo, a justificativa de não haver crase com a expressão "à moda de" usados em animais tais como "passarinho" e "cavalo" não é por que são palavras masculinas, e sim, pois, passarinho e cavalo não criam moda.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo