Leia a seguinte afirmação de Chiavenato (2014), baseando-se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Administrador |
Q1621434 Gestão de Pessoas
Leia a seguinte afirmação de Chiavenato (2014), baseando-se no modelo de gestão do conhecimento desenvolvido por Nonaka e Takeushi.
“As empresas que criam conhecimento são aquelas que sistematicamente criam novas competências, disseminam pela organização inteira e as incorporam rapidamente a novas tecnologias e produtos pela espiral baseada em processosdeconversãodoconhecimentoimplícito em explícito, envolvendo desde o indivíduo até o grupo, a organização e o ambiente”.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
Marque a alternativa correta em relação aos modelos de conversão do conhecimento e sua aplicabilidade na gestão de pessoas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Modos de conversão do conhecimento:

Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

Externalização: conhecimento tácito em explícito;

Combinação: conhecimento explícito em explícito;

Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/quatro-modos-conversao-do-conhecimento-auxilia-na-empresa/

A questão em análise exige que saibamos quais são os processos de conversão do conhecimento de acordo com Chiavenato. Vamos à correção das alternativas e ao fim teremos um gabarito.

Como a banca deixou claro qual foi a bibliografia utilizada, farei uso da mesma para corrigir as alternativas. Dito isso, vamos lá.

A - INCORRETA. O equívoco desta alternativa é dar a definição de socialização à internalização.

De acordo com Chiavenato:

"Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes. Na tradição ocidental, este conceito se aproxima ao da cultura organizacional".

B - CORRETA. "Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito em explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos. Segundo Takeuchi e Nonaka, este conceito está ausente da teoria organizacional ocidental".

C - INCORRETA. A questão apresenta o conceito da combinação à socialização.

De acordo com Chiavenato:

"Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da TI. É o modelo mais frequente no ocidente. Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formal está incluída neste tipo. É por este processo que surgem os protótipos e modelos reais".

D - INCORRETA. Na redação desta alternativa, o conceito apresentado é da Combinação.

Segundo Chiavenato:

"Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento. Isso significa o conhecimento operacional que os autores identificam com os conceitos das organizações que aprendem".

E - INCORRETA. Apenas uma alternativa está correta.

Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa correta é a "B".

GABARITO: B

Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. p. 341.

A) Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes.

Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

B) Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito com o explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos.

Externalização: conhecimento tácito em explícito;

C) Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da tecnologia da informação. É o modelo mais frequente no Ocidente. Envolve o uso de mídias, como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formai está incluída nesse tipo.

Combinação: conhecimento explícito em explícito

D) Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento.

Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

RESPOSTA CORRETA B

DECORE:

DFE - DE DENTRO PRA FORA - Externalização: conhecimento tácito em explícito;

FDI - DE FORA PRA DENTRO - Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

DDS - DENTRO DENTRO - Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

FFC - FORA FORA - Combinação: conhecimento explícito em explícito;

Tácito para o tácito ------------------> Socialização.

Tácito para o explícito --------------> Externalização.

Explícito para o explícito -----------> Combinação.

Explícito para o tácito ---------------> Internalização.

  • Externalização: o conhecimento tácito é transmitido para conhecimento explícito. Exemplos: "uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos".
  • Combinação: o conhecimento explícito é transmitido para conhecimento explícito. Exemplos: "Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas". 
  • Internalização: o conhecimento explícito é repassado para a forma tácita. Exemplo: aprender na prática.

FONTE: QC E MEUS RESUMOS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo