Um dos defeitos que podem ser produzidos no processo de aval...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051871 Gestão de Pessoas
Um dos defeitos que podem ser produzidos no processo de avaliação é chamado de Efeito Halo. Esse desvio, que pode ser negativo ou positivo, consiste em que o avaliador
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

Efeito Halo é um termo que significa o hábito de julgar e tirar conclusões a partir de uma única característica, formulando um esteriótipo global sobre as pessoas.

Tudo posso Naquele que me fortalece!

Halo Efect: Efeito Generalização

Letra A

Efeito HALO = É uma generalização. Generaliza avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Tem a ver com a "primeira impressão".

Efeito HORN = É o oposto de halo. Generaliza avaliações Negativas com base em poucos fatores observados.

Erros no processo de avaliação de desempenho:

EFEITO HALO - É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados (um critério ser contaminado por outro).

EFEITO HORN - É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações negativas com base em poucos fatores observados.

ERRO DA TENDÊNCIA CENTRAL - É a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a mantê-lo na média.

RECENTICIDADE - É o erro que decorre do fato de que as pessoas se lembram mais dos fatos recentes.

LENIÊNCIA - Esse erro decorre da dificuldade do avaliador de observar diferenças entre os candidatos, tendendo a realizar uma avaliação positiva.

SEVERIDADE - É o reverso da moeda da leniência. Aqui o avaliador não consegue ver diferenças entre os candidatos, tendendo a caracterizá-los negativamente.

CONTRASTE - É quando o avaliador erra por se tomar como referência de comparação. Busca características que possui e que o candidato não possui.

SIMILARIDADE - É o parecido com o contraste. O examinador continua se tendo por referência, mas busca características similares a si próprio no candidato.

TENDENCIOSIDADE - Trata-se do erro que decorre da avaliação com base em preconceitos ou tendências pessoais do avaliador.

ERRO DE CANSAÇO - O avaliador, quando cansado pela rotina, pode começar a errar na avaliação.

FALSIDADE - O avaliador pode, conscientemente, ocultar ou distorcer informações para prejudicar ou beneficiar o avaliado.

CRITÉRIO ÚNICO - É a avaliação feita com base em apenas um critério, que não considera o desempenho como um todo.

UNILATERALIDADE - Neste erro, o avaliador valoriza aspectos que ele, unilateralmente, julga importantes, mesmo que eles não o sejam para a organização ou para o trabalho realizado pelo avaliado.

FORÇA DO HÁBITO - É o julgamento do avaliado com base em avaliações anteriores que foram feitas. Por força do hábito, as avaliações atuais terminam sendo baseadas no passado.

NÃO COMPREENSÃO DOS FATORES AVALIADOS - Se o avaliador não conhecer claramente os fatores de avaliação, poderá avaliá-los de forma incorreta com base apenas em seu bom senso, gerando distorções no processo por não discernir informações importantes das irrelevantes.

Fonte: Carlos Xavier (2020)

Na boa, cada livro, professor,da uma definição diferente. Eu aprendi que o erro de Halo seria permitir que uma amizade interfira, beneficiando, e alguns autores e livros dizem que pode prejudicar também, mas não aprendi que esse erro e por ser em aspectos gerais. Pqp!!!!! Cansado de tanta subjetividade e cada banca e professor falar uma coisa. Que infernooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo