Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, res...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746681 Artes Visuais

Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda à questão.

TEXTO 1

Imagem associada para resolução da questão

Lojas Africanas, 2013.

Leandro Machado (Porto Alegre/RS, 1970)

Serigrafia sobre camiseta

100 x 45 cm

Coleção do artista

Disponível em: <http://cargocollective.com/leandromachado/LojasAfricanas-African-Stores>. Acesso em: 03 out. 2016.



TEXTO 2

Imagem associada para resolução da questão

Livro, 2011.

Leandro Machado (Porto Alegre/RS, 1970)

Marcador permanente sobre livro didático

28,5 x 22,6 x 1,4 cm

Coleção do artista

Disponível em <http://cargocollective.com/leandromachado/EscritosWritten>. Acesso em: 03 out. 2016


TEXTO 3

Mariano Carneiro da Cunha, no tópico “A emergência de artistas e temas negros a partir das décadas de 1930 e 40”, constante no texto "Arte afro-brasileira", publicado originalmente no livro História geral da arte no Brasil, organizado por Walter Zanini (1983), propõe outro campo de abrangência para o termo afro-brasileiro, que é independente da afrodescendência: "Dos artistas cobertos em geral por essa definição muitos são brancos, outros mestiços e relativamente poucos são negros. Poderíamos subdividi-los portanto em quatro grupos, ou seja: aqueles que só utilizam temas negros incidentalmente; os que o fazem de modo sistemático e consciente; os artistas que se servem não apenas de temas como também de soluções plásticas negras espontâneas, e, não raro, inconscientemente; finalmente os artistas rituais. Os três primeiros grupos definiriam o termo afrobrasileiro em seu sentido lato e o último grupo em sentido estrito". (CUNHA, 1983 citado por CONDURO, 2009, p. 36- 37)


"Salvo engano, é com essa subdivisão proposta por Mariano Carneiro da Cunha que se explicita e cristaliza historiograficamente a concepção inclusiva da arte afro-brasileira, que já era praticada anteriormente, ultrapassando a ideia de raça como elemento determinante dessa vertente artística”. CONDURU, Roberto. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo. Revista do Arquivo Nacional, v. 22, nº 2, 2009, p. 36. Disponível em . Acesso: em 03 de out. 2016.

A partir das referências apresentadas acima, analise as afirmativas, identificando com "V" as VERDADEIRAS e com "F" as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.

( ) Segundo o TEXTO 3, a obra de Leandro Machado pode ser classificada como afrobrasileira.

( ) Dos quatro grupos apresentados no TEXTO 3, pode-se incluir Leandro Machado no grupo dos que utilizam temas negros “de modo sistemático e consciente".

( ) Ainda que o artista fosse branco, os trabalhos de Machado (TEXTOS 1 e 2) poderiam ser classificados como arte afro-brasileira.

Alternativas