Tipo de reação adversa a medicamentos que é inerente à própr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248407 Farmácia
Tipo de reação adversa a medicamentos que é inerente à própria ação farmacológica do medicamento, porém, o aparecimento é indesejável num momento determinado de sua aplicação. É considerado um prolongamento da ação farmacológica principal do medicamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a identificação de um tipo específico de reação adversa a medicamentos, que está relacionado diretamente à ação farmacológica do medicamento.

Para resolver essa questão, o aluno precisa compreender os diferentes tipos de reações adversas que podem ocorrer com o uso de medicamentos. Isso inclui entender os conceitos de idiossincrasia, efeito secundário, tolerância e efeito colateral.

Alternativa Correta: D - Efeito colateral

O efeito colateral é uma reação adversa que ocorre como um prolongamento ou extensão da ação farmacológica principal do medicamento. Embora o efeito esteja relacionado à ação esperada, ele pode ser indesejável em determinadas situações. Por exemplo, um anti-hipertensivo pode causar hipotensão, que é um efeito colateral devido à redução excessiva da pressão arterial.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Idiossincrasia: Refere-se a uma reação adversa que não está relacionada à dose ou à ação farmacológica do medicamento. É uma resposta individual e imprevisível, muitas vezes de origem genética.

B - Efeito secundário: São efeitos adicionais do medicamento que não estão diretamente relacionados ao objetivo principal do tratamento, mas que podem ser previstos. Diferem dos efeitos colaterais na medida em que nem sempre são indesejáveis.

C - Tolerância: É a diminuição da resposta a um medicamento após o uso prolongado, exigindo doses maiores para obter o mesmo efeito. Não se trata de uma reação adversa imediata, mas de uma adaptação do organismo ao medicamento.

Compreender essas definições ajuda a responder corretamente a questão, identificando o que cada alternativa representa e por que a resposta correta é o efeito colateral.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para diferenciar:

Idiossincrasia: sensibilidade peculiar a um produtos, costuma ter envolvimento genético;

Efeito secundário: é consequência do efeito buscado (ex: atraso no crescimento ósseo por deposição de tetraciclina);

Tolerância: diminuição da intensidade dos efeitos farmacológicos com mesma dose.

Efeito colateral: é inerente a ação farmacológica mas seu aparecimento é indesejado (ex: sonolência com benzodiazepínicos).

Fonte: Gomes & Reis

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo