Com relação aos padrões USB e Firewire, analise as afirmativ...
I. O padrão Firewire foi criado pela Apple nos anos 90 como uma alternativa para o USB, permitindo taxas de transferência maiores se comparado ao USB 1.1. II. Tanto o padrão USB quanto o padrão Firewire são intercambiáveis, portanto, é possível utilizar dispositivos dos dois padrões nos mesmos conectores, ainda que haja perda de velocidade de transmissão. III. Firewire continua sendo o padrão com taxa de transmissão mais alta até o presente momento, não sendo superado por nenhuma versão do padrão USB.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - I, apenas.
Ao analisarmos o tema proposto pela questão, estamos lidando com dois padrões de conexão de dispositivos periféricos muito importantes na história da computação: o USB (Universal Serial Bus) e o Firewire (também conhecido como IEEE 1394). Este tipo de conhecimento é fundamental para qualquer profissional envolvido com hardware e infraestrutura de TI, sendo frequentemente cobrado em concursos públicos na área.
A primeira afirmativa é verdadeira pois o Firewire foi realmente criado pela Apple nos anos 90 e oferecia taxas de transferência de dados superiores ao então USB 1.1. O padrão Firewire permitia velocidades de até 400 Mbps enquanto o USB 1.1 limitava-se a 12 Mbps. Isso tornava o Firewire uma escolha preferencial para aplicações que exigiam alta taxa de transferência, como edição de vídeo.
A segunda afirmativa é falsa porque USB e Firewire não são intercambiáveis. Eles utilizam conectores físicos diferentes e protocolos de comunicação distintos. Não é possível conectar um dispositivo USB diretamente a uma porta Firewire ou vice-versa sem o uso de um adaptador específico, e mesmo assim, há limitações de compatibilidade e funcionamento.
A terceira afirmativa também é falsa, pois o Firewire não é o padrão com a maior taxa de transmissão atualmente. As versões mais recentes do USB, como o USB 3.0 e 3.1, superam amplamente a velocidade do Firewire, atingindo taxas de transferência de até 5 Gbps e 10 Gbps respectivamente, enquanto o Firewire chegou a 800 Mbps em sua versão mais rápida (IEEE 1394b).
Portanto, apenas a afirmativa I é correta, tornando a alternativa A a resposta certa para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos analisar as afirmativas:
I. O padrão Firewire foi criado pela Apple nos anos 90 como uma alternativa para o USB, permitindo taxas de transferência maiores se comparado ao USB 1.1. Isso é verdadeiro. O FireWire foi desenvolvido pela Apple, Sony, Panasonic, Intel e outras empresas para conectar periféricos a computadores.
II. Tanto o padrão USB quanto o padrão Firewire são intercambiáveis, portanto, é possível utilizar dispositivos dos dois padrões nos mesmos conectores, ainda que haja perda de velocidade de transmissão. Isso é falso. Embora ambos sejam padrões para comunicação entre dispositivos eletrônicos, eles não são intercambiáveis e requerem diferentes tipos de conectores.
III. Firewire continua sendo o padrão com taxa de transmissão mais alta até o presente momento, não sendo superado por nenhuma versão do padrão USB. Isso é falso. Embora o FireWire tenha tido taxas de transferência mais altas que as versões iniciais do USB, as versões mais recentes do USB (como o USB 3.0) têm taxas de transferência muito mais altas. Portanto, apenas a afirmativa I está correta. A resposta correta é a opção A (I, apenas).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo