As espécies do gênero Candida são leveduras oportunistas qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2347280 Biologia
As espécies do gênero Candida são leveduras oportunistas que se tornam patogênicas a partir da baixa imunidade do hospedeiro. Processos infecciosos acontecem a partir do desequilíbrio parasita-hospedeiro, tal qual, permite que os fatores de patogenicidade das leveduras tenham adesão no indivíduo. Com relação aos fatores de virulência do gênero Candida em Candidíase, marque a(s) alternativas que estão corretas:

1) Um dos principais fatores de virulência do genêro Candida advém da morfologia das células da levedura. O blastoconídio vai influenciar na adesão da célula do hospedeiro, além deste, existe também as hifas, podendo ser pseudohifas, e estas estão intimamente relacionados à capacidade de invasão no tecido do acometido. 2) A expressão de adesinas, secreção de enzimas hidrolíticas, polimorfismo, variabilidade fenotípica e formação de biofilme são fatores que contribuem para adesão e colonização do gênero Candida. 3) A colonização das leveduras só é possível a partir da ruptura das barreiras de resistência mecânica, além de manipulação dos processos bioquímicos e físicoquímicas do hospedeiro, bem como sua tática em se desvencilhar da imunidade inata.  4) A secreção de fosfolipases, assim como lipases extras e intracelulares (enzimas hidrolíticas), vão influenciar na invasão e penetração do microrganismo na célula do hospedeiro.

Está(ão) correta(s):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - 1, 2, 3 e 4.

O tópico abordado nesta questão refere-se à patogenicidade e aos mecanismos de virulência do gênero Candida, que são fundamentais para a compreensão das infecções fúngicas em seres humanos, conhecidas como candidíase. Estes mecanismos são estratégias que o patógeno utiliza para invadir, se estabelecer, se multiplicar e causar doença no hospedeiro.

A opção 1 está correta pois descreve a importância das formas celulares para a virulência das espécies de Candida. Os blastoconídios são células reprodutivas assexuadas que podem auxiliar na adesão ao tecido do hospedeiro e as hifas ou pseudohifas são estruturas filamentosas que facilitam a invasão tecidual.

A opção 2 também está correta, pois elenca um conjunto de fatores de virulência como a expressão de adesinas, que facilitam a aderência ao tecido hospedeiro; a secreção de enzimas hidrolíticas, que ajudam na invasão e degradação de tecidos; o polimorfismo e a variabilidade fenotípica, que permitem a adaptação em diferentes ambientes; e a formação de biofilme, que confere proteção contra o sistema imunológico e a terapia antifúngica.

A opção 3 é verdadeira, pois destaca que a colonização por leveduras só é bem-sucedida quando há uma ruptura nas barreiras físicas e imunológicas do hospedeiro, o que pode ocorrer por diversos fatores, como um sistema imune debilitado ou dano tecidual, permitindo a ação dos processos patogênicos.

Por fim, a opção 4 complementa as informações anteriores, explicando que as fosfolipases e lipases são exemplos de enzimas hidrolíticas que atuam na destruição das membranas celulares, facilitando a invasão e disseminação do patógeno no hospedeiro.

Portanto, a alternativa correta é a C, pois todos os fatores mencionados nas opções 1, 2, 3 e 4 são reconhecidos como determinantes na capacidade de Candida causar infecções em hospedeiros susceptíveis.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo