A análise de assunto, que ocorre durante o processo de index...
A capacidade de revocação diz respeito ao
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E.
No contexto de análise de assunto e indexação, estamos lidando com conceitos que ajudam a traduzir o conteúdo de documentos em termos que possibilitem sua recuperação eficiente. Um desses conceitos é a capacidade de revocação, que se refere especificamente à relação entre a quantidade de documentos relevantes recuperados e o total de documentos existentes sobre um tema no sistema.
A análise de assunto é uma parte crítica do processo de indexação, pois determina como o conteúdo será acessado posteriormente. Os princípios mencionados, como especificidade, exaustividade, capacidade de revocação e capacidade de precisão, ajudam a guiar o bibliotecário no uso de linguagens de indexação para representar adequadamente os conceitos de um documento.
Vamos analisar as alternativas para entender por que a E é a correta e por que as outras são incorretas:
A - Nível de representação de um conceito em uma linguagem de indexação devido às características e ao contexto próprios do sistema. Esta alternativa descreve mais o conceito de especificidade, que é sobre como um conceito é representado de maneira precisa de acordo com o sistema e suas características.
B - Nível de abrangência que a unidade de informação e a linguagem documentária permitem tratar os conceitos identificados no documento. Aqui, trata-se mais da exclusividade de como um sistema pode tratar conceitos identificados, não necessariamente relacionado à capacidade de revocação.
C - Número de termos atribuídos ao documento, ou seja, em que medida todos os assuntos contidos no documento são reconhecidos durante a indexação. Esta alternativa está mais alinhada com a exclusividade, que se refere ao quanto um sistema cobre todos os aspectos ou assuntos de um documento.
D - Número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número de documentos recuperados sobre esse tema. Esta descrição está relacionada à precisão, que mede a proporção de documentos relevantes entre todos os recuperados.
E - Número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número total de documentos sobre esse tema existentes no sistema. Esta é a definição exata de capacidade de revocação, pois ela mede a abrangência da recuperação, ou seja, quantos documentos pertinentes são recuperados comparados ao total disponível sobre o tema.
Entender essas definições e como elas se aplicam ao processo de indexação é crucial para qualquer bibliotecário que busca eficiência na recuperação de informações. A indexação eficaz melhora significativamente a experiência de busca e a utilidade dos acervos documentais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A capacidade de revocação diz respeito ao número de documentos recuperados e pode ser mensurada por meio da relação entre o número de documentos relevantes sobre determinado tema, recuperados pelo sistema de busca, e o número total de documentos sobre o tema, existentes nos registros do mesmo sistema." (RUBI, 2009, P. 85)
No artigo Os princípios da política de indexação na análise de assunto para catalogação:
especificidade, exaustividade, revocação e precisão na perspectiva dos catalogadores e usuários
de Milena Polsinelli Rubi responde a questão.
http://books.scielo.org/id/wcvbc/pdf/boccato-9788579830150-06.pdf
revocação: uteis/existentes
precisão:uteis/recuperados
Revocação: número de itens úteis recuperados sobre total de itens úteis existentes na base.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo