A amplitude passiva de um movimento articular depende prim...
A amplitude passiva de um movimento articular depende primariamente da estrutura e da função do osso, do músculo e do tecido conectivo. De acordo com a Flexibilidade e Estabilidade das Articulações Sinoviais, analise as assertivas abaixo:
I. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo, sendo dividido em tipo I, que são fibras espessas, forte e rígidas, formam ligamentos, tendões, fáscias e cápsula articular fibrosa. O colágeno tipo II são fibras mais finas, com pouca força tênsil e dão formato e consistência a estruturas mais complexas, como a cartilagem hialina. A mobilização reduz as pontes cruzadas, aumentando a taxa de renovação do colágeno. O colágeno envelhece por mudanças físicas e bioquímicas, reduzindo a extensibilidade e aumentando a rigidez.
II.A elastina é uma proteína que se entrelaça, formando uma rede. Essas proteínas apresentam a capacidade de se alongar e retornar ao tamanho original e estão presentes na cartilagem hialina e ligamento amarelo, permitindo a inclinação anterior e o retorno à posição da coluna vertebral. As fibras elásticas podem ser alongadas até aproximadamente 150% de seu comprimento original. Com o envelhecimento, elas perdem a sua elasticidade, aumentam a sua rigidez e sofrem várias alterações.
III.Os ligamentos são tecidos conjuntivos que impedem a movimentação excessiva da articulação. São divididos em ligamentos capsulares, camada ampla de fibras que resistem ao movimento em dois e três planos. Os ligamentos extracapsulares são cordões de tecido conjuntivo parcial ou totalmente separado da cápsula articular, orientados de maneira a oferecer uma resistência em um ou dois planos.
Quais estão corretas?