A psicóloga e o psicólogo, no exercício profissional, devem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Psicólogo |
Q2252441 Psicologia
A psicóloga e o psicólogo, no exercício profissional, devem empregar princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente baseados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, e ainda, considerar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - As vivências a-religiosas, agnósticas e ateístas de indivíduos e grupos.

A questão aborda a responsabilidade da psicóloga ou do psicólogo de considerar a diversidade de crenças e não crenças no seu exercício profissional. Este tema está diretamente relacionado ao respeito e à ética que regem a prática da Psicologia, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Vamos analisar cada alternativa para entender melhor o porquê da escolha da alternativa D:

Alternativa A: Que pode associar o título de psicóloga ou psicólogo com vertentes religiosas.

Esta alternativa está incorreta porque a prática profissional deve ser baseada em princípios científicos e éticos, e não em associações com vertentes religiosas. O Código de Ética Profissional do Psicólogo proíbe a vinculação do título de psicólogo a qualquer prática religiosa.

Alternativa B: A utilização de suas crenças religiosas como forma de publicidade e propaganda.

Esta alternativa também está incorreta. O uso das crenças religiosas para fins de publicidade e propaganda não é permitido, pois fere o princípio da laicidade e a neutralidade que devem ser mantidas na prática profissional. A publicidade deve ser baseada em competências e não em crenças pessoais.

Alternativa C: A laicidade como pressuposto do Estado Democrático de Direito, fundado no fundamentalismo e na garantia dos direitos constitucionais.

Apesar de mencionar a laicidade, que é um princípio importante, a alternativa está incorreta porque menciona o "fundamentalismo", que é contraditório ao conceito de laicidade. O Estado Democrático de Direito deve garantir a pluralidade e não apoiar qualquer tipo de fundamentalismo.

Alternativa D: As vivências a-religiosas, agnósticas e ateístas de indivíduos e grupos.

A alternativa correta, pois reconhece a importância de considerar as diversas vivências relacionadas à religiosidade ou sua ausência. Este entendimento está alinhado com a prática ética da Psicologia, que visa respeitar a diversidade e os direitos individuais.

Alternativa E: A dimensão da religiosidade e da espiritualidade como elemento formativo das subjetividades, assim sendo superlativo à dimensão psicológica de indivíduos e grupos.

Esta alternativa está incorreta porque sugere que a religiosidade e a espiritualidade são superiores à dimensão psicológica, o que não é verdade. A prática psicológica deve considerar todas as dimensões de forma equilibrada e respeitosa, sem privilegiar uma sobre a outra.

Portanto, a alternativa D é a que melhor reflete a necessidade de uma prática profissional ética, que respeite a diversidade de crenças e não crenças, em conformidade com a legislação e os princípios do Conselho Federal de Psicologia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

qual o fundamento dessa questão?

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 06 DE ABRIL DE 2023

Art. 2º A psicóloga e o psicólogo, no exercício profissional, devem utilizar princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, e considerar:

I - a laicidade como pressuposto do Estado Democrático de Direito, fundado no pluralismo e na garantia dos direitos fundamentais;

II - os aspectos históricos e culturais das experiências espirituais e religiosas;

III - a dimensão da religiosidade e da espiritualidade como elemento formativo das subjetividades e das coletividades;

IV - os aspectos históricos e culturais dos saberes dos povos originários, comunidades tradicionais e demais racionalidades não-hegemônicas presentes nos contextos de inserção profissional;

V - as vivências a-religiosas, agnósticas e ateístas de indivíduos e grupos.

Prezados colegas, trata-se de novidade. A questão trata da Resolução Nº 7, de 06 de abril de 2023

A psicóloga e o psicólogo, no exercício profissional, devem utilizar princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, e considerar:

V - as vivências a-religiosas, agnósticas e ateístas de indivíduos e grupos.

CUIDADO COM A E:

A dimensão da religiosidade e da espiritualidade como elemento formativo das subjetividades, assim sendo superlativo à dimensão psicológica de indivíduos e grupos.

Somente ao entender que "superlativo" vem de algo mais elevado, já sabemos que isso não faz sentido nenhum, além de não estar na letra fria da resolução.

Gab D

As vivências a-religiosas, agnósticas e ateístas de indivíduos e grupos.

Eu nunca tinha liso sobre o assunto. Já coloquei no meu anki.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo