Esta abordagem nas políticas públicas de saúde enseja a art...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Psicólogo |
Q2252445 Psicologia
Esta abordagem nas políticas públicas de saúde enseja a articulação de saberes técnicos, considerando que especialistas em certo campo passam a integrar agendas coletivas e partilhar objetivos comuns. A somatória de conhecimentos que advém em uma articulação institucional dos múltiplos setores existentes na administração pública em saúde permite uma abordagem mais extensa e profunda da realidade, indicando, assim, condições para a identificação de melhores estratégias e soluções para as dificuldades coletivas. Este texto faz menção à: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante! Vamos analisar juntos essa questão sobre políticas públicas de saúde.

A alternativa correta é: D - Intersetorialidade

Vamos entender por que essa é a resposta certa e por que as outras alternativas estão incorretas.

Intersetorialidade refere-se à articulação entre diferentes setores e áreas de conhecimento para resolver problemas complexos de saúde. No contexto da questão, a intersetorialidade é destacada pela integração de saberes técnicos e pela colaboração de especialistas que trabalham juntos para alcançar objetivos comuns. Essa abordagem permite uma visão mais ampla e profunda da realidade, facilitando a identificação de melhores estratégias e soluções para os desafios coletivos na saúde pública.

Agora, vamos às outras alternativas:

A - Sinergia: Embora a sinergia envolva a cooperação entre diferentes partes para criar um efeito maior do que a soma das partes individuais, ela não destaca especificamente a articulação institucional e intersetorial como descrito no enunciado.

B - Equidade: A equidade é um princípio fundamental nas políticas de saúde, focado em garantir que todos tenham acesso justo e igualitário aos serviços de saúde. Contudo, a questão trata da integração de saberes e articulação institucional, não diretamente da distribuição justa de recursos.

C - Integralidade: Refere-se à oferta de cuidados de saúde abrangentes e contínuos, considerando todas as necessidades do indivíduo. Embora importante, não é o foco principal da questão, que enfatiza a cooperação entre diferentes setores.

E - Descentralização dos serviços: Envolve a transferência de responsabilidades e recursos dos níveis centrais para os locais de administração. Apesar de relevante na administração pública de saúde, a descentralização não aborda a necessidade de articulação e cooperação entre diferentes setores como descrito no enunciado.

Espero que esta explicação tenha ajudado a clarear suas dúvidas sobre o tema. Continue estudando e aprofundando seus conhecimentos sobre políticas públicas de saúde!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo