O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067572 Serviço Social
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV é voltado a quem dele necessitar. A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais cita diversos grupos que devem ser priorizados, como por exemplo, indivíduos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda. Os grupos podem ser realizados de acordo com a faixa etária. Em relação às crianças de 0 a 6 anos, os SCFV, para esta faixa etária, possui como característica a organização e execução das atividades mediante alguns eixos norteadores. Das opções, abaixo, assinale a que apresenta, corretamente, um desses eixos norteadores:
I - Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer boas relações interpessoais.
II - Refere-se a competências relacionais fundamentais para o convívio além do binômio criançacuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.
III - Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais restrita de vivência, que fragiliza a noção de direitos e deveres dos sujeitos. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Conforme o GSUAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, voltado para a faixa etária de 0 a 6 anos, busca o desenvolvimento de atividades com as crianças, seus familiares e a comunidade. É uma forma de fortalecer vínculos de afetividade e cuidado, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. O SCFV para esta faixa etária possui como característica, a organização e execução das atividades mediante os seguintes eixos norteadores: 

I - Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador/a ou criança precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer boas relações interpessoais (e com os contextos de vivência) qualificadas

II - Refere-se a competências relacionais fundamentais para o convívio além do binômio criança cuidador/a e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade; Refere-se à competências que precisam se desenvolvidas primeiramente entre os/as cuidadores/as para que estes, a partir da sua ação, olhar e exemplo, possibilitem a aquisição por parte das crianças de competências pessoais e relacionais; 

III - Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais ampla de vivência, que expande a noção de direitos e deveres dos sujeitos, favo recendo-lhes o reforço de competências pessoais e interpessoais e os firmados, por fim, como cidadãos.


Alternativa CORRETA: D) Apenas os itens I e II estão corretos.


Gabarito do professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gaba d

d

1e2

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo