Como se sabe, o exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) for...
Como se sabe, o exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) fornece informações importantes em relação ao diagnóstico etiológico e ao acompanhamento de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos dos órgãos que são envolvidos por esse líquido. Tal exame compreende a análise dos aspectos físicos, bioquímicos e citológicos do LCR. Concernente à análise bioquímica do LCR, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A produção de níveis aumentados de lactato no LCR ocorre devido a uma destruição do tecido dentro do SNC, causada pela privação de oxigênio. Por essa razão, a elevação de lactato no LCR limita-se à meningite.
II – Em recém-nascidos (RN), o LCR geralmente é xantocrômico devido à elevação frequente dos níveis de ferro e proteína, em razão da imaturidade da barreira hematoencefálica nos RN.
III – Para a diferenciação de meningite bacteriana de uma meningite asséptica, a concentração de lactato é um melhor indicador comparado a outros marcadores convencionais.