Quanto à questão da vítima no Direito Penal, é correto afir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006430 Criminologia
Quanto à questão da vítima no Direito Penal, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA “C”

É possível que o MP ou o ofendido pleiteie reparação de danos no processo penal, tendo em vista que o próprio CPP, no art. 387, inciso IV, prevê que, ao ser proferida sentença, o juiz "fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido", contudo, é necessário pedido expresso e formal.

Nesse sentido: A fixação de valor mínimo para reparação dos danos materiais causados pela infração exige, além de pedido expresso na inicial, a indicação de valor e instrução probatória específica, de modo a possibilitar ao réu o direito de defesa com a comprovação de inexistência de prejuízo a ser reparado ou a indicação de quantum diverso. (STJ - AgRg no REsp: 1724625 RS 2018/0036605-5, Relator: Ministro RIBEIRO DANTAS, Data de Julgamento: 21/06/2018, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 28/06/2018).

Ainda, o art. 9º, da Resolução nº 243/2021 do CNMP, que dispõe sobre a política institucional de proteção integral e de promoção de direitos e apoio às vítimas, assim dispõe: Art. 9º O Ministério Público deverá pleitear, de forma expressa, no bojo dos autos, a fixação de valor mínimo para reparação dos danos materiais, morais e psicológicos, causados pela infração penal ou ato infracional, em prol das vítimas diretas, indiretas e coletivas.

APELAÇÃO CRIME. DEMAIS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. DANO QUALIFICADO. LAUDO PERICIAL INDIRETO.ACERVO PROBATÓRIO SUFICIENTE. CONDENAÇÃO MANTIDA.(...) REDUÇÃO DA REPARAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS À VÍTIMA. A fixação do valor mínimo para reparação dos danos materiais causados pela infração exige, além de pedido expresso na inicial, a indicação de valor e instrução probatória específica, de modo a possibilitar ao réu o direito de defesa com a comprovação de inexistência de prejuízo a ser reparado ou a indicação de quantum diverso. No caso, houve pedido específico na denúncia e há prova documental que possibilitou o contraditório e a ampla defesa. DERAM PARCIAL PROVIMENTO AO APELO. UNÂNIME. (TJ-RS - APR: 70085095776 RS, Relator: Alexandre Kreutz, Data de Julgamento: 29/11/2021, Sétima Câmara Criminal, Data de Publicação: 20/01/2022)

De acordo com o STJ, para que seja fixado o valor da reparação, deverá haver pedido expresso e formal do MP ou do ofendido .

A fixação de valor mínimo para reparação dos danos materiais causados pela infração exige, além de pedido expresso na inicial, a indicação de valor e instrução probatória específica, de modo a possibilitar ao réu o direito de defesa com a comprovação de inexistência de prejuízo a ser reparado ou a indicação de quantum diverso. (STJ - AgRg no REsp: 1724625 RS 2018/0036605-5, Relator: Ministro RIBEIRO DANTAS, Data de Julgamento: 21/06/2018, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 28/06/2018).

Gab: C

CPP

Art. 387.  O juiz, ao proferir sentença condenatória:

IV - fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido;

Para que seja fixado, na sentença, o valor mínimo para reparação dos danos causados à vítima (art. 387, IV, do CP), é necessário que haja pedido expresso e formal, feito pelo parquet ou pelo ofendido, a fim de que seja oportunizado ao réu o contraditório e sob pena de violação ao princípio da ampla defesa. STJ. 5ª Turma. HC 321279/PE, Rel. Min. Leopoldo de Arruda Raposo (Des. Conv. do TJ/PE), julgado em 23/06/2015.    

Só não consegui compreender o pedido pra uma vítima indireta. No meio do processo penal, então, em que se busca a condenação de "A", pela lesão corporal a "B", o promotor vai fazer o pedido de indenização para "C", pai de "B", que sequer faz parte do processo?

art. 9º, da Resolução nº 243/2021 do CNMP, que dispõe sobre a política institucional de proteção integral e de promoção de direitos e apoio às vítimas, assim dispõe: Art. 9º O Ministério Público deverá pleitear, de forma expressa, no bojo dos autos, a fixação de valor mínimo para reparação dos danos materiais, morais e psicológicos, causados pela infração penal ou ato infracional, em prol das vítimas diretas, indiretas e coletivas.

Tudo bem que a questão está correta por estar de acordo com Resolução do CNMP, mas nunca vi isso, nem na prática, nem nas sentenças que já fiz em concursos de magistratura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo