Pensando a formação das redes noticiosas, Traquina se detém...
Pensando a formação das redes noticiosas, Traquina se detém na reflexão em torno de uma importante relação: a que é mantida entre os jornalistas e as fontes. Citando o teórico Mauro Wolf, Traquina afirma que "a rede de fontes que os órgãos de informação estabelecem como instrumento essencial para o seu funcionamento reflete, por um lado, a estrutura social e de poder existente e, por outro, organiza se a partir das exigências dos procedimentos produtivos" (Nelson Traquina, 2005, 190).De acordo com a reflexão de Traquina em torno dessa relação, analise as assertivas abaixo.
I. A relação entre a fonte e o jornalista é sagrada e se manifesta na importância que a comunidade jornalística dá ao direito de sigilo profissional.
II. Uma fonte é uma pessoa que o jornalista observa ou entrevista e que fornece informações.
III. O desenvolvimento da relação com a fonte é um processo habitualmente orientado com paciência, compreensão e capacidade de conversação sobre interesses comuns, até formar um clima de confiança.
IV. O jornalista nunca utiliza a fonte mais pelo que é do que pelo que sabe. A autoridade da posição da fonte não pode determinar ou influenciar tão diretamente a escolha operada pelo jornalista.
Das afirmativas apresentadas, estão corretas somente