A modalidade de comunicação entre unidades administrati...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade.
Resumindo:
O Memorando: * tem caráter interno
* visa a agilidade
* despacho no próprio memorando
* segue o "padrão ofício"
* o destinatário é identificado pelo cargo.
QUANDO FALOU HIERARQUICAMENTE EM MESMO NÍVEL, NÃO TERMINEI A LEITURA. PALAVRAS-CHAVES QUE DESIGNAM O MEMORANDO
Gabarito letra A.
Memorando (Padrão Ofício): Expediente de comunicação eminentemente interna, destinado às comunicações tanto entre autoridades de mesmo grau hierárquico, quanto entre as de grau superior ou inferior. Seu conteúdo pode ser meramente administrativo, exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc.
Ofício (Padrão Ofício): Expediente de comunicação destinado à comunicação entre autoridades do Poder Público, bem como em comunicações dirigidas ao público externo.
Aviso (Padrão Ofício): Expediente de comunicação confeccionado exclusivamante por Ministros de Estado e autoridades com status de ministro destinado a autoridades de mesma hierarquia. Destina-se apenas a comunicações internas.
Exposição de Motivos: Expediente exclusivamente dirigido ao Preseidente e Vice- Presidente da República. Geralmente a Exposição de Motivos é dirigida ao Presidente por um Ministro de Estado. Quando o assunto tratado envolver vários Ministérios, o expediente deverá ser assinado por todos os Ministros, sendo chamado, nesse caso, de expediente interministerial.
Mensagem: Expediente usado como instrumento de comunição entre os chefes dos Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Fonte: Caderno.
---------------------------------------------------------------------------------------
Padrão Ofício: Qualificam-se como Padrão Ofício os três tipos de documentos que se diferenciam antes pela finalidade, ou seja, a autoridade destinada, o conteúdo, se interno ou externo, do que pela forma, o modelo como serão materializados. Sendo assim, com o objetivo de simplicar e uniformizar as comunicações, adotou-se um modelo único de diagramação entre eles, conhecida como Padrão Ofício.
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
Hoje não existe mais diferença entre MEMORANDO-AVISO-OFÍCIO. Todos são denominados Ofício!
ALERTA DE DESATUALIZAÇÃO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo