Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458686 História
Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isso é sabido, permanecem em sua própria casa e, se conquistaram o habeas corpus, ficaram satisfeitos em conservá-lo para eles. A Revolução Francesa, ao contrario, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. (...) A própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E portanto, nós somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa”

Considerado a citação exposta acima, indique qual influência que a Revolução Francesa teve em outros contextos:
I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus.
II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana;
III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês;
IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais.

Estão corretos os itens:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Influências da Revolução Francesa:

A Revolução Francesa se destacou por sua capacidade de influenciar e disseminar ideais liberalistas muito além de suas fronteiras. Diferentemente de movimentos anteriores, como o habeas corpus inglês, que se limitou em grande parte à Inglaterra, a Revolução Francesa foi um catalisador para mudanças em escala global.

  • Inspiração para Movimentos Emancipacionistas: A efervescência provocada pela Revolução Francesa encontrou eco em diversos territórios, incluindo colônias. Exemplos notáveis são a Revolução Haitiana, uma das primeiras revoltas de escravos que levou à independência do Haiti, e a Conjuração Baiana, que, apesar de não ter sido bem-sucedida, reflete a influência dos ideais revolucionários.
  • Difusão de Ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade: A proclamação desses princípios fundamentais não se limitou à França, mas se tornou a bandeira de numerosas lutas por autonomia e direitos civis ao redor do mundo.
  • Receptividade às Mudanças Sociais: A Revolução de 1789 encontrou uma sociedade mais pronta para aceitar transformações sociais, diferentemente do que ocorreu com a Revolução Inglesa no século XVII, que não reverberou imediatamente em mudanças significativas no Ocidente.

Veredito: Os itens II, III e IV estão corretos e refletem a amplitude e a profundidade do impacto da Revolução Francesa em diferentes contextos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

" A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu(...)" 

Errado, os monarcas protegeram-se e organizaram Coligações contra a França, visando proteger a instituição de monarquia.

"A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo (...)" 

A Revolução realizou-se TAMBÈM no campo, mas não somente. Paris já era a maior cidade da França à época.

 

Deveria ser anulada e é uma ótima questão para recursos.

Opção I - está notadamente equivocada ao se referir a um suposto caráter rural da Revolução Francesa. Basta pensar que na composição do 3º Estado havia a participação precípua de profissionais urbanos, como advogados e burgueses. As outras opções estão corretas. Creio, Rafael, que é interessante notar que a Revolução Francesa não “entusiasmou” o continente europeu de forma instantânea. As ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848 foram em grande parte semente das ideias iluministas. Dessarte, é perfeitamente plausível que a ruptura francesa tenha empolgado muitos movimentos europeus. Isso é pacífico na historiografia. É interessante notar também, que no texto motivador de Umberto Eco, a temporalidade usada não foi o curto prazo, pois ele lida ali com movimentos que ocorrem em um espaço de 100 anos. Creio que foi uma boa dica do examinador.

Para os não assinantes,

Gabarito: D

Essa questão está extremamente mal formulada. Infelizmente algumas questões servem mais pra confundir a mente do candidato, do que ensinar alguma coisa .


I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus. 


Errada. A Revolução Francesa não realizou-se no campo, mas nas cidades, como mostra o estopim da Revolução com a tomada da Bastilha, que ficava em Paris .


II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana;


De fato a revolução influenciou os movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana, mas a primeira afirmativa na questão é : ENTUSIASMOU O CONTINENTE EUROPEU, sendo que a segunda parte da questão pode ser entendida como um aposto, dando a entender que parte do entusiasmo seria a influencia dessas no Haiti e na Bahia , por isso, poderia ser considerada errada pelo fato de quê nem o Haiti e nem a Bahia ficam na Europa . ( A banca Cespe adora fazer isso, por exemplo )


III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês;


Não influenciou imediatamente as mudanças no mundo Ocidental ?! Claro que influenciou, basta olharmos pra pressão que a Inglaterra fazia no Brasil pra proibir o tráfico de escravos e posteriormente abolir a escravidão , isso era necessário pra criar mão de obra consumidora dos produtos ingleses .


IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais. 


Não ! Os efeitos foram anti-mudanças . É só lembrar que após a Revolução Francesa há o regresso das formas monarquistas abolidas pela revolução , o chamado período restaurador, com o Congresso de Viena e o Concerto Europeu


Como o colega já havia ressaltado, essa questão é bastante mal formulada e passível de recursos e anulação .

Banca pequena deveria ser banida.

Revolução Francesa realizou-se no campo. Encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais. 

Em que mundo? Essa banca e um lixo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo