De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da T...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088591 Medicina
Paciente, sexo masculino, 42 anos, tabagista, sem outras comorbidades, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar e iniciou tratamento com o esquema básico. No primeiro mês de tratamento, apesar de assintomático, apresentou elevação das enzimas hepáticas em seis vezes o limite superior da normalidade, sendo então suspenso o tratamento. Após a normalização níveis séricos das enzimas hepáticas, indicou-se o retorno do tratamento. 
De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil do Ministério da Saúde, a sequência recomendada para o retorno deve ser:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um cenário clínico em que um paciente diagnosticado com tuberculose apresenta elevação das enzimas hepáticas durante o tratamento, indicativo de hepatotoxicidade, um efeito colateral comum dos medicamentos usados para tratar a tuberculose. Consequentemente, o tratamento é suspenso até a normalização dos níveis dessas enzimas. Ao retomar o tratamento, a sequência recomendada de medicamentos deve minimizar o risco de hepatotoxicidade recorrente e garantir a eficácia do tratamento. De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, a sequência recomendada para o retorno do tratamento após hepatotoxicidade é a opção D, que é iniciar com Rifampicina e Etambutol, seguida pela Isoniazida e, por último, a Pirazinamida. Isto é porque a Rifampicina e o Etambutol têm baixo risco de hepatotoxicidade, enquanto a Isoniazida e a Pirazinamida têm risco mais elevado. Portanto, introduzir primeiro os medicamentos de menor risco permite monitorar a tolerância do paciente antes de adicionar os medicamentos de maior risco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo