Após o retorno, o paciente evoluiu com novo episódio de hepa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088592 Medicina
Paciente, sexo masculino, 42 anos, tabagista, sem outras comorbidades, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar e iniciou tratamento com o esquema básico. No primeiro mês de tratamento, apesar de assintomático, apresentou elevação das enzimas hepáticas em seis vezes o limite superior da normalidade, sendo então suspenso o tratamento. Após a normalização níveis séricos das enzimas hepáticas, indicou-se o retorno do tratamento. 
Após o retorno, o paciente evoluiu com novo episódio de hepatotoxicidade. Com a resolução deste segundo quadro, optou-se por esquema alternativo para o tratamento da tuberculose. De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil do Ministério da Saúde, o esquema de escolha deve ser feito com:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere a um caso de tuberculose pulmonar em um paciente que apresentou hepatotoxicidade ao tratamento inicial. Diante disso, é necessário um esquema alternativo para o tratamento. De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde, a opção correta é a alternativa D: Capreomicina + Etambutol + Levofloxacino. A capreomicina é um antibiótico utilizado no tratamento da tuberculose resistente. O Etambutol é um antibiótico que impede o crescimento da bactéria da tuberculose, enquanto o Levofloxacino é um antibiótico de amplo espectro. Esses três medicamentos, em conjunto, constituem um esquema alternativo eficaz para o tratamento da tuberculose, principalmente em casos de resistência ou intolerância ao tratamento padrão, como no caso da questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo