Considerando o seguimento pré-natal de gestantes HIV positiv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088593 Medicina

Considerando o seguimento pré-natal de gestantes HIV positivo e as medidas de profilaxia da transmissão vertical do vírus, analise as afirmativas a seguir.


I. Não é necessário usar AZT profilático EV em gestantes que apresentem CV-HIV indetectável após 34 semanas de gestação e que estejam em TARV com boa adesão.


II. Caso a gestante tenha indicação para a cesárea eletiva, devese iniciar o trabalho de parto antes da data prevista para a cirurgia e chegar à maternidade com dilatação cervical mínima; deve-se, ainda, iniciar a infusão endovenosa do AZT e realizar a cesárea, se possível, após três horas de infusão.


III. Assim como na gestação, estão contraindicados todos os procedimentos invasivos durante o trabalho de parto (amniocentese; cordocentese; amniotomia precoce; e, monitorização fetal invasiva durante o trabalho de parto).


De acordo com as recomendações das Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, está correto o que se afirma em 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - I, II e III. As afirmativas estão de acordo com as recomendações das Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV. A afirmativa I indica que gestantes HIV positivo com carga viral indetectável após 34 semanas de gestação e boa adesão à TARV não necessitam de AZT profilático EV. A afirmativa II orienta sobre o momento adequado para a cesárea eletiva, a infusão endovenosa do AZT e o tempo ideal para a realização da cesárea. A afirmativa III traz a contraindicação de procedimentos invasivos durante o trabalho de parto. É importante que gestantes HIV positivo recebam acompanhamento adequado e sigam as recomendações para prevenção da transmissão vertical do vírus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo