A varejista mencionada no artigo registrou suas dívidas com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3177740 Análise de Balanços
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

 O caso Americanas

[...] o rombo bilionário nas planilhas da Americanas só reforçou a importância da contabilidade, de seguir regulamentações e padrões contábeis para evitar problemas financeiros.
Em resumo, o valor de mais de 40 bilhões em dívidas é resultado de uma operação que envolve seus fornecedores e os bancos. Porém, o que é preciso destacar é que o processo da operação é comum, mas o grande problema enfrentando pela empresa estava na forma como o registro dessas dívidas eram feitas nas planilhas contábeis.
O processo era simples: o fornecedor recebia os pedidos e, antes da venda, a Americanas quitava o pagamento com um empréstimo do banco. Com isso, o fornecedor recebe e a companhia paga depois a instituição bancária com os juros. Isso é legal. O problema foi na hora de registrar esses valores.
Em vez de registrar a dívida financeira, a Americanas registrava no balanço a dívida com o fornecedor que − não tinha juros. E isso ao longo de vários anos, o que causou o rombo bilionário na companhia.
O coordenador contábil de Atlas Inteligência para Gestão, Paulo Picarelli, falou sobre o caso e trouxe pontos importantes que as empresas podem se atentar para evitar riscos na contabilidade, comprometendo, assim, a saúde financeira da empresa.
[...]
Disponível em: https://www.atlas.com.vc/caso-americanas. Acesso em 19/08/2024.
A varejista mencionada no artigo registrou suas dívidas com fornecedores de forma inadequada, omitindo os empréstimos bancários associados, o que resultou em distorções significativas em suas demonstrações financeiras. Essa prática influenciou diretamente o cálculo de diversos índices financeiros. Considerando a correta apresentação do balanço patrimonial, os impactos dessa prática no cálculo dos índices de liquidez e de endividamento seriam
Alternativas