Uma das tipologias de texto mais bem marcadas é a narrativa....
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ A narração é um estilo de texto que visa contar um fato, com narrador, personagens, noção espaço/tempo, enredo etc.
➥ na marcação do tempo em: “Entre agosto e setembro de 1994, vinte anos antes de Sacks (...)”.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
✅ Gabarito: B
✓ A narração é um estilo de texto que visa contar um fato, com narrador, personagens, noção espaço/tempo, enredo etc.
➥ na marcação do tempo em: “Entre agosto e setembro de 1994, vinte anos antes de Sacks (...)”.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GAB : B
PMPE AI VOU EU ..
GABARAS: LETRA B
O texto narrativo é aquele que conta uma história, com personagens envolvidas em eventos interligados numa sequência temporal. Esses eventos podem ser reais ou fictícios, e o objetivo do texto narrativo é entreter, informar ou transmitir uma mensagem ao leitor.
Elementos do texto narrativo:
- Narrador: é a voz que conta a história. Pode ser em primeira pessoa (quando o narrador participa da história) ou em terceira pessoa (quando o narrador é observador).
- Personagens: são os indivíduos que participam da história. Podem ser protagonistas (personagens principais) ou antagonistas (personagens secundários).
- Enredo: é a sequência de fatos que compõem a história. É dividido em:
- Introdução: apresenta os personagens, o tempo e o espaço da história.
- Desenvolvimento: apresenta o conflito da história e as ações dos personagens para resolvê-lo.
- Clímax: é o ponto alto da história, onde o conflito atinge seu auge.
- Desfecho: apresenta a resolução do conflito e o destino dos personagens.
- Tempo: é a época em que a história se desenrola. Pode ser cronológico (quando os fatos são narrados na ordem em que aconteceram) ou psicológico (quando os fatos são narrados de acordo com a memória ou a percepção dos personagens).
- Espaço: é o local onde a história se desenrola. Pode ser físico (o ambiente em que os fatos acontecem) ou psicológico (o estado de espírito dos personagens).
Análise das afirmativas :
A) na descrição do ambiente em: “Mas, como acontece tantas vezes, a arte antecipou a interpretação da sua época.”. Incorreta. Neste trecho, não há nenhuma descrição do ambiente onde a história se desenrola.
B) na marcação do tempo em: “Entre agosto e setembro de 1994, vinte anos antes de Sacks (...)”. Correta. De fato, neste trecho há a informação cronológica de quando o evento narrado ocorre.
C) na criação do clímax em: “Caio Fernando Abreu publicou uma série histórica e antológica de crônicas em sua coluna quinzenal no jornal O Estado de São Paulo.” Incorreta. O trecho citado não representa o ponto alto do texto, ou seja, não há clímax aqui.
D) na presença de um narrador de primeira pessoa em: “Vivendo enfermo em Porto Alegre, (...) o escritor contava o inefável (...).”. Incorreta. O discurso não é narrado em primeira pessoa, e sim em terceira.
E) na construção do discurso direto em: “o escritor contava o inefável: que tinha AIDS e morreria.”. Incorreta. Neste trecho não temos discurso direto (citando fielmente a fala do personagem), e sim discurso indireto, ou seja, o narrador da história interfere na fala do personagem preferindo suas palavras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo