Na prática clínica, antropometria, consumo alimentar, compos...
nutricional.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão aborda a avaliação nutricional subjetiva global, que é um método utilizado na prática clínica para avaliar o estado nutricional dos indivíduos. Para resolver essa questão, é necessário entender os métodos que compõem essa avaliação.
Alternativa Correta: E - errado
A avaliação nutricional subjetiva global (ANSG) não inclui todos os métodos mencionados no enunciado como parte de sua abordagem. A ANSG é, na verdade, um método que foca mais em informações subjetivas relacionadas ao estado nutricional, como a história clínica e dietética, exame físico e a própria percepção do paciente sobre sua condição nutricional. Esses dados são analisados de forma integrada para se obter uma conclusão sobre o estado nutricional.
A questão está incorreta porque:
- Antropometria: Embora seja um método importante de avaliação nutricional, a antropometria é mais objetiva e, portanto, não é parte central da ANSG.
- Consumo alimentar: Embora a história dietética seja considerada na ANSG, ela difere do simples registro do consumo alimentar, que é mais objetivo.
- Composição corporal: Este é outro método objetivo e não faz parte da ANSG, que é uma abordagem mais subjetiva e qualitativa.
- Exames laboratoriais: Eles fornecem dados objetivos sobre o estado nutricional e não são utilizados na avaliação subjetiva global.
Portanto, a questão afirma incorretamente que esses métodos compõem a avaliação nutricional subjetiva global, justificando a marcação como errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos.
O objetivo do método é não somente facilitar o diagnóstico da desnutrição, mas também possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
O questionário da ASG consiste em três partes. A primeira colhe dados da história do paciente, visando avaliar a perda de peso nos seis meses anteriores à avaliação (quanto à proporção de peso perdido) e verificar alteração de peso nas últimas duas semanas (que permite identificar a velocidade de emagrecimento). Na segunda etapa, realiza-se o exame físico, objetivando medir a perda de gordura, de massa muscular e a presença de líquido no espaço extravascular. Neste exame faz-se avaliação por meio de palpação e inspeção dos braços, ombros, costelas etc. A terceira etapa é de classificação do estado nutricional do paciente em bem nutrido, moderadamente desnutrido ou suspeito de desnutrição e gravemente desnutrido.
FONTE: Silva, 2000.
ASG não considera exames bioquímicos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo