De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A. Vamos entender o porquê.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece normas fundamentais para garantir a prática ética e responsável da profissão. Neste contexto, algumas ações são expressamente vedadas para proteger a integridade da prática psicológica e garantir a confiança do público nos serviços prestados pelos psicólogos.
Justificativa da Alternativa Correta (A):
- Emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica: Os documentos elaborados por psicólogos, como laudos e pareceres, devem ser baseados em critérios científicos e éticos consistentes. Isso assegura que as informações fornecidas sejam confiáveis e úteis.
- Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas: Adulterar resultados ou fazer declarações falsas compromete a validade dos instrumentos e a ética profissional.
- Induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços: Coagir ou manipular clientes em potencial fere a autonomia do cliente e a ética da publicidade profissional.
- Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais possam afetar a qualidade do trabalho: Essa vedação busca evitar conflitos de interesse que possam comprometer a imparcialidade e a integridade profissional.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: A menção a "Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal" não é uma vedação. Na verdade, é um dever ético do psicólogo atuar nessas situações de maneira solidária e ética.
Alternativa C: Inclui a mesma incorreção da Alternativa B e adiciona "Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional", que é, na verdade, uma obrigação ética.
Alternativa D: Também menciona "Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional", o que não é uma vedação.
Alternativa E: Repete a incorreção sobre "Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal".
Assim, a Alternativa A é a única que lista corretamente as vedações segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão astuciosa, em que todas as alternativas parecem corretas a quem não está acostumado a esse tipo de questão.
Gabarito: A
As demais alternativas contém opções que se configuram como DEVERES do psicólogo - e não somente "o que é vedado", como pede na questão.
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05
Somente a assertiva 'A' traz apenas vedações aos psicólogos. Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal e fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional são deveres fundamentais dos psicólogos, tornando as demais assertivas incorretas.
Gabarito: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo