Márcia adquiriu um imóvel de Jorge, com cláusula de garanti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236214 Direito Civil
Márcia adquiriu um imóvel de Jorge, com cláusula de garantia de 5 (cinco) anos. Jorge conhecia de um vício, não aparente anterior à entrega do bem, e não informou à Márcia.

Conforme o caso acima narrado e o disposto no Código Civil, é correto afirmar que:  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mais uma vez o Qconcursos apontando gabarito errado!

Não é a letra "B" porque o art. 443, do Código Civil, menciona que se o alienante conhecia o vício ou defeito da coisa, restituirá o que recebeu com perdas e danos; se o não conhecia, tão-somente restituirá o valor recebido, mais as despesas do contrato.

Acredito que a correta seja a E, pois, nos termos do Art. 446. "Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência"

Gabarito: E

Inicialmente, vejamos o prazo para reclamar de vício redibitório:

Art. 445. O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade.

§ 1 Quando o vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á do momento em que dele tiver ciência, até o prazo máximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens móveis; e de um ano, para os imóveis. (...)

E quando há cláusula de garantia?

Art. 446. Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência.

A garantia contratual paralisa a garantia legal, assim explica a doutrina e entende o STJ.

O gabarito da questão é o art. 446, cc:

Art. 446. Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência.

Boa fé objetiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo