Paciente de 30 anos, vítima de ferimento penetrante por fac...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pq não poderia ser a letra A?
ALTERNATIVA CORRETA:
C - Drenagem torácica e Toracoscopia.
JUSTIFICATIVA:
No caso de ferimento penetrante torácico com pneumotórax simples, a conduta inicial é a drenagem torácica, que é necessária para a remoção do ar do espaço pleural e a reexpansão do pulmão. Além disso, em um contexto de trauma torácico, especialmente quando há suspeita de lesões pulmonares ou pleurais associadas, a toracoscopia pode ser indicada. Ela permite visualização direta do interior da cavidade torácica e oferece a possibilidade de realizar intervenções terapêuticas, como reparos de lacerações pulmonares ou da pleura, e a drenagem de coleções, se necessário.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- A - Drenagem torácica e TC de tórax: A drenagem torácica é necessária, mas a toracoscopia oferece mais benefícios no contexto de trauma penetrante com possível lesão pulmonar ou pleural, permitindo intervenções imediatas.
- B - Drenagem torácica e Laparotomia: A laparotomia não é indicada neste caso, pois o ferimento é torácico e não abdominal.
- D - Drenagem torácica e TC de abdome com contraste EV, VO e VR: A tomografia abdominal não é indicada, já que o trauma é torácico, e a TC de tórax seria mais apropriada.
- E - Drenagem torácica e Laparoscopia: A laparoscopia não é indicada em um trauma torácico, sendo mais indicada para lesões abdominais.
EM RESUMO:
A drenagem torácica é sempre necessária, mas a toracoscopia é preferível quando há trauma penetrante no tórax, permitindo avaliação direta e tratamento das lesões pulmonares ou pleurais.
PONTOS CHAVE:
- Drenagem torácica para alívio do pneumotórax.
- Toracoscopia para diagnóstico e intervenção em casos de trauma torácico com lesões pulmonares ou pleurais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo