Com base na afirmação de Sarmento (2017) de que o exercício ...
I. O conhecimento, por si só, determina os procedimentos particulares para a condução da intervenção profissional. II. A intervenção profissional remete efetivamente a um conhecimento que a profissão historicamente desenvolveu e assimilou na divisão social do trabalho. III. Os instrumentos e técnicas utilizados nas ações dos profissionais do serviço social são objetivos, concretos e materiais, perpassados pela sociabilidade e subjetividade implícita que compõe essa atividade humana e social. IV. Os instrumentos e técnicas são mediações, por meio das quais o assistente social objetiva seus projetos, ou seja, “lança mão” destes para efetivação da ação no conjunto das relações sociais.
Está(ão) CORRETA(S)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II. A intervenção profissional remete efetivamente a um conhecimento que a profissão historicamente desenvolveu e assimilou na divisão social do trabalho.
IV. Os instrumentos e técnicas são mediações, por meio das quais o assistente social objetiva seus projetos, ou seja, “lança mão” destes para efetivação da ação no conjunto das relações sociais.
Está(ão) CORRETA(S)
I. O conhecimento, por si só, determina os procedimentos particulares para a condução da intervenção profissional. (Incorreta, pois segundo Sarmento (2017), o conhecimento por si só NÃO determina os procedimentos particulares para conduzir a intervenção profissional - p. 117).
II. A intervenção profissional remete efetivamente a um conhecimento que a profissão historicamente desenvolveu e assimilou na divisão social do trabalho. (Correta - p. 117).
II. Os instrumentos e técnicas utilizados nas ações dos profissionais do serviço social são objetivos, concretos e materiais, perpassados pela sociabilidade e subjetividade implícita que compõe essa atividade humana e social. (Incorreta, uma vez que, conforme o autor, os instrumentos e técnicas utilizados nas ações dos profissionais do serviço social são OBJETIVOS E CONCRETOS (MESMO NÃO SENDO MATERIAIS), perpassados pela sociabilidade e subjetividade implícita que compõe essa atividade humana e social - p. 118).
IV. Os instrumentos e técnicas são mediações, por meio das quais o assistente social objetiva seus projetos, ou seja, “lança mão” destes para efetivação da ação no conjunto das relações sociais. (Correta - p. 118).
FONTE: O instrumental técnico e o Serviço Social (SARMENTO, 2017).
---> Texto localizado no livro: A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª.ed. 2007.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo