Em “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247342 Português

Atenção: Para responder à questão considere a fábula abaixo.

       

            Em Atenas, um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento, alegando estar com dificuldade. Como não o convenceu, trouxe uma porca, a única que possuía, e, na presença dele, colocou-a à venda. Então chegou um comprador e quis saber se a porca era parideira. Ele afirmou que ela não apenas paria, mas que ainda o fazia de modo extraordinário: para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos. E, como o comprador estivesse assombrado com a resposta, o credor disse: “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos.”


(Esopo. Fábulas completas. Tradução de Maria Celeste Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 22) 

Em “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos”, os pronomes sublinhados referem-se ao 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos sobre o uso de pronomes. O pronome “se" é parte integrante de certos verbos que geralmente exprimem sentimento ou mudança de estado, tais como: admirar-se, arrepender-se, queixar-se, entre outros. São os chamados verbos pronominais. Há casos em que os verbos podem precisar de pronomes em algumas situações como o verbo espantar/ espantar-se. São os chamados pronominais acidentais.
Analisando com mais calma, vemos que o pronome “se" refere-se à terceira pessoa do discurso. Ele é acompanhado pela forma verbal no imperativo negativo na terceira pessoa (você) do singular: “não se espante". 
Como o interlocutor na situação comunicativa é o comprador, fica claro o diálogo estabelecido pelo pronome “se".
Os pronomes átonos “lhe" e “lhes" são formas próprias do objeto indireto. Sendo assim, é possível reescrever a frase da seguinte forma “[…] pois nas festas do deus Dioniso ela (a porca) também vai parir cabritos (objeto direto) a/ para você (objeto indireto)", estabelecendo novamente a interlocução com o sujeito interessado em comprar a porca. Ambos os pronomes referem-se ao comprador. 
Dica: Atente-se à colocação pronominal no trecho destacado. Com palavras negativas (não, nunca, jamais, ninguém), a posição indicada para os pronomes é a próclise, isto é, o pronome antes do verbo. 

Gabarito da Professora: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D. Mas não se espante, comprador, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai parir cabritos para você (para o comprador).

Ao retomar o texto, percebemos que o comprador ficou assombrado com a resposta. Então o devedor falou ao comprador: "mas não se espante", ou seja, não fique espantado. Assim, o pronome "se" é um pronome reflexivo e faz referência ao comprador.

Da mesma forma, o pronome "lhe" também faz referência ao comprador. Quando o devedor diz ao comprador que a porca também "vai lhe parir cabritos", ele está dizendo que ela também vai parir cabritos para ele, para o comprador.

Portanto, ambos os pronomes fazem referência ao comprador. 

Patricia Manzato - Estratégia Concursos

Gabarito: Letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo