O prazo prescricional para ajuizamento de ação judicial, ap...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (61)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A presente questão de Direito do Trabalho versa sobre a temática da Prescrição, nas quais deverão ser analisadas as letras A a E para, ao final, marcar a resposta correta.
Vamos as assertivas:
(A) ERRADA. Os trabalhadores urbanos e rurais possuem prazo de 2 (dois) anos para a propositura da ação (e não de 5 (cinco) anos), na qual poderão ser pleiteados os direitos imediatamente anteriores até 5 (cinco) anos contados da data da propositura da ação (e não de 2 anos), nos termos da Súmula nº 308, I do TST.
(B) ERRADA. Os trabalhadores urbanos e rurais possuem prazo de 2 (dois) anos para a propositura da ação (e não de 5 (cinco) anos para os trabalhadores urbanos), na qual poderão ser pleiteados os direitos imediatamente anteriores até 5 (cinco) anos contados da data da propositura da ação (e não de 2 anos), nos termos da Súmula nº 308, I do TST.
(C) ERRADA. Os trabalhadores urbanos e rurais possuem prazo de 2 (dois) anos para a propositura da ação (e não de 5 (cinco) anos para os trabalhadores rurais), na qual poderão ser pleiteados os direitos imediatamente anteriores até 5 (cinco) anos contados da data da propositura da ação, nos termos da Súmula nº 308, I do TST.
(D) ERRADA. Os trabalhadores urbanos e rurais possuem prazo de 2 (dois) anos para a propositura da ação (e não de 5 (cinco) anos para os trabalhadores urbanos), na qual poderão ser pleiteados os direitos imediatamente anteriores até 5 (cinco) anos contados da data da propositura da ação, nos termos da Súmula nº 308, I do TST.
(E) CERTO. O art. 7º, caput, da CRFB discorre que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social, destacando-se no caso o inciso XXIX que discorre quanto ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
Nesse sentido, o art. 11 da CLT prescreve que a pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
Em outras palavras, para os trabalhadores urbanos e rurais haverá prazo de 2 (dois) anos para a propositura da ação na qual poderão ser pleiteados os direitos imediatamente anteriores até 5 (cinco) anos contados da data da propositura da ação, nos termos da Súmula nº 308, I do TST.
Gabarito do professor: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Constituição Federal de 1988
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000)
Questão sem resposta, espero que a FCC corrija a cagada que fez.
O referido prazo prescricional está regulamentado no artigo 7º, inciso XXIX da Carta Magna vigente, tem-se que: ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com PRAZO PRESCRICIONAL DE 5 ANOS PARA OS TRABALHADORES URBANOS E RURAIS, ATÉ O LIMITE DE 2 ANOS APÓS A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO.
São prazos prescricionais diferentes: 2 anos para ajuizar a ação após a ruptura do contrato de trabalho (que era o que mencionava a referida questão), podendo o empregado reclamar os últimos 5 anos, a partir do ajuizamento da ação.
Fato é que o enunciado da questão começou pedindo o prazo CONTADO APÓS A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO, que, sem nenhuma divergência, é de 2 anos - tanto para os trabalhadores urbanos quanto para os rurais.
Sobre a prescrição quinquenal, aplica-se a súmula 308, I do TST: "Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato."
A Alternativa dada como correta pela banca somente poderia ter sido assim considerada se o enunciado houvesse sido elaborado com outra redação, da forma como se apresentou não há interpretação que leve àquela resposta.
Diante do exposto, faz-se necessária a ALTERAÇÃO DO GABARITO, para que se considere como correta a alternativa '2 e 2 anos, até o limite de 5 anos'.
EU RECORRI!
Não acho a E a totalmente certa, penso apenas ser a menos errada - e resolvendo questões da banca aprendi que é assim que se faz provas por eles elaboradas.
1 ) Referindo-se 1º ''O prazo prescricional para ajuizamento de ação judicial'' e 2º ''após a extinção do contrato de trabalho'' a resposta será a letra A.
2) Referindo-se ao prazo após a extinção do contrato para os trabalhadores urbanos (1º) e rurais (2º) a correta seria a letra E.
Marquei a letra E, mas não acho um absurdo ser mantido o gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo