O processo de geração do feixe de elétrons dentro de uma amp...
O processo de geração do feixe de elétrons dentro de uma ampola de Raios X é chamado de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a Alternativa C - Emissão Termoiônica.
A geração do feixe de elétrons dentro de uma ampola de raios X é um processo fundamental para o funcionamento dos equipamentos radiológicos. Este processo começa na cátodo da ampola, onde ocorre a emissão termoiônica. Quando a corrente elétrica aquece o filamento, elétrons são liberados devido à alta temperatura.
Vamos agora justificar cada uma das alternativas:
Alternativa A - Efeito Anódico: Este termo não se relaciona com a geração do feixe de elétrons. O ânodo é o componente da ampola de raio X que atrai os elétrons acelerados, mas o "efeito anódico" não é um termo convencionalmente usado na descrição do processo de geração do feixe de elétrons.
Alternativa B - Radiação Característica: Esta radiação ocorre quando elétrons ejetados do ânodo provocam a liberação de fótons de raios X. Embora faça parte das etapas subsequentes à geração dos elétrons, não descreve o processo inicial de liberação dos elétrons na cátodo.
Alternativa C - Emissão Termoiônica: É o processo correto. Refere-se ao fenômeno onde elétrons são liberados de um material aquecido, como o filamento de tungstênio no cátodo da ampola de raios X.
Alternativa D - Efeito Compton: O efeito Compton descreve a interação dos raios X com a matéria, onde ocorre espalhamento de fótons e não está relacionado com a geração inicial dos elétrons dentro da ampola de raios X.
Compreender esses conceitos é crucial para uma boa interpretação das funções e processos dos equipamentos radiológicos, essenciais para quem está se preparando para concursos na área de Radiologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo