Sobre pesquisa, analise afirmativas abaixo: I. Nas primeira...
I. Nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil (1936, em São Paulo, e 1937, no Rio de Janeiro), a formação profissional privilegiou a dimensão técnico-operativa em detrimento da produção do conhecimento. II. Percebe-se o crescimento das ciências naturais, cujas pesquisas potencializam o desenvolvimento industrial, tecnológico e as ramificações do desenvolvimento do capital. SECRETARIA DE SAÚDE / ASSISTENTE SOCIAL 11 III. O Serviço Social inseriu a pesquisa como matéria já no primeiro currículo mínimo determinado pela Lei n° 1.889, de 13 de junho de 1953, porém a pesquisa não foi reafirmada no segundo currículo em 1962. IV. A renovação do Serviço Social brasileiro vivida no interior do processo de reconceituação latino-americano permitiu uma aproximação com tendências de investigação orientadas pelo positivismo, pela fenomenologia e pelo marxismo.
Está(ão) CORRETA(S)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gag. A
I - Nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil (1936, em São Paulo, e 1937, no Rio de Janeiro), a formação profissional privilegiou a dimensão técnico-operativa em detrimento da produção do conhecimento. Foi somente com o chamado Movimento de Reconceituação Latino-Americano (1965- 1975), em plena autocracia burguesa objetivada na ditadura cívico-militar de 1964, que a renovação do Serviço Social brasileiro se desenvolveu. (p.2)
II- Assim, o conhecimento moderno fragmentado favorece as justificativas ideológicas conservadoras, legitimando as relações sob a lógica burguesa. Dessa forma, percebe-se o crescimento das ciências naturais, cujas pesquisas potencializam o desenvolvimento industrial, tecnológico e as ramificações do desenvolvimento do capital. Nas ciências sociais, por sua vez, são estimulados estudos “despidos de posicionamento crítico” (tratados como “ideológicos”), “sistêmicos”, frequentemente fragmentados, descritivos, sem economia política crítica, enciclopédicos e politicamente comportados. Alternativa correta. (p.7)
III- Todavia, atribuir relevância à ação investigativa não significa, em hipótese alguma, desconsiderar a importância da dimensão interventiva presente no trabalho profissional. Foi com esse entendimento que o Serviço Social inseriu a pesquisa como matéria já no primeiro currículo mínimo determinado pela Lei n° 1.889, de 13 de junho de 1953, tendo sido reafirmado no segundo currículo em 1962. Já no terceiro currículo, em 1970, a pesquisa não aparece nas disciplinas obrigatórias, por “estar implícita no espírito integrador ensino-pesquisa da Reforma Universitária” (SETUBAL, 2007, p.68). (p.8) A afirmativa diz que é no segundo currículo.
IV- A pesquisa em Serviço Social vem se desenvolvendo na relação com as perspectivas teóricas que têm orientado a profissão nas últimas décadas. A renovação do Serviço Social brasileiro vivida no interior do processo de reconceituação latino-americano permitiu uma aproximação com tendências de investigação orientadas pelo positivismo, pela fenomenologia e pelo marxismo (embora não sejam essas as únicas referências), considerando, seguramente, as diversas perspectivas inseridas no interior dessas orientações teórico-metodológicas e o tipo de apropriação que o Serviço Social vem construindo sobre as tendências supracitadas. (p.8)
fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/K50kt2678M6722cv3Mf4.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo