Analise as afirmativas a seguir e indique a alternativa corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2628631 Português

A pele exige mais cuidados no verão


O verão é a estação das atividades e eventos ao ar livre. Por conta do aumento da exposição ao sol, aumentam também o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, já que nesta época a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra. Por isso, não dá para deixar a fotoproteção de lado. Nós temos algumas dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco:

Roupas e acessórios: chapéus e roupas de algodão e linho, de preferência de cor escura, são capazes de bloquear a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Óculos de sol são também de extrema importância porque previnem catarata e outras lesões nos olhos. A aquisição de roupas de tecido com fator de proteção solar (anti-UV) é um bom investimento para o verão.

Filtro solar: o filtro solar deve ser aplicado diariamente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol e não somente nos momentos de lazer, nos quais geralmente se expõe o corpo inteiro. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são os mais indicados e devem ser reaplicados 20 minutos antes da exposição solar e a cada duas horas, dependendo da transpiração e da frequência nos mergulhos de mar ou piscina. Em crianças, deve-se iniciar o uso do filtro a partir dos seis meses de idade e ensinar os pequenos a manter o hábito na vida. Para eles, o protetor mais adequado são os feitos para pele sensível.

Hidratação: por dentro e por fora. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Também é indicado usar um bom hidratante diário, que ajuda a manter a quantidade de água na pele. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Alimentação: alguns alimentos podem ajudar na prevenção contra os danos solares. É o caso da cenoura, da abóbora, do mamão, da maçã e beterraba, pois contêm carotenoides – substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Vale aproveitar que no verão tendemos a comer de forma mais saudável, consumindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidrato. Esses alimentos ajudam na hidratação, na prevenção de doenças e a evitar os sinais de envelhecimento.

A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele, que encontram o cenário perfeito para se desenvolver. Entre as mais comuns estão: micoses, brotoejas, manchas e sardas, acne. Vale lembrar que ninguém está livre delas, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Para evitá-las, a dica é usar roupas leves e soltas, não frequentar locais muito abafados e manter os hábitos de higiene – como secar-se bem após o banho em locais públicos. Também deve-se evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão).


(https://sbdrj.org.br/a-pele-exige-mais-cuidados-no-verao/ Acesso em 10/01/2024)

Analise as afirmativas a seguir e indique a alternativa correta:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

a)No trecho: “sejam crianças, jovens, adultos ou idosos.”, as vírgulas foram empregadas para separar o aposto explicativo.

Não há aposto no enunciado

b)Em: “alguns alimentos podem ajudar na prevenção contra os danos solares.”, o verbo concorda com o sujeito simples “alguns alimentos”, na segunda pessoa do plural.

O verbo concorda com a terceira pessoa do plural, não com a segunda pessoa

c)Em: Há dicas de protetores mais adequados para cada tipo de pele. - pode-se substituir o verbo ‘há’ por ‘existe’, com a concordância também na terceira pessoa do singular.

"Haver" é verbo impessoal, por isso não concorda com "dicas". No entanto, "existir" não é verbo impessoal, portanto deverá concordar passando para terceira pessoa do plural

d)No trecho: “recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele”, o termo em destaque exige complemento com preposição devido às normas da regência nominal.

Correto! "Compatível" exige preposição "com" (Ex: Algo deve ser compatível com isso). Por se tratar de um nome (no caso, um adjetivo) e não um verbo, atente as normas de regência nominal

e)No período: “A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.” - a reescrita da oração destacada na forma: ‘a fim de que se evite o ressecamento’ altera o valor semântico.

Tanto "para" ou "para que" quanto "a fim de que" são conjunções de finalidade, por isso não há prejuízo ao valor semântico

Caso haja algum erro, por gentileza, me informem para que eu possa corrigir

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo