Observe: [...] minha mãe sempre me disse que a felicidade er...
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4.
Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi: “Feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida (John Lennon).
Observe: [...] minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do enunciado em destaque.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Abordado: Classificação de Orações Subordinadas.
Na questão apresentada, precisamos classificar a oração destacada: "que a felicidade era a chave para a vida". Essa oração é introduzida pela conjunção integrante "que", o que já nos indica que se trata de uma oração subordinada substantiva. Vamos analisar a função que ela desempenha na frase principal.
Análise da Alternativa Correta:
A alternativa A - Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta é a correta. Vamos entender o porquê:
- A oração destacada está ligada ao verbo "disse", que é um verbo transitivo direto. Isso significa que ela funciona como complemento direto deste verbo, ou seja, é um objeto direto.
- Podemos testá-la substituindo a oração inteira por "isso": "Minha mãe sempre me disse isso". Veja como a frase continua fazendo sentido, confirmando a função de objeto direto.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Oração Coordenada Adjetiva Explicativa: Esta classificação está incorreta porque as orações adjetivas são aquelas que exercem a função de adjetivo, modificando um substantivo, e são introduzidas por pronomes relativos como "que", "quem", "cujo", etc. O trecho não possui essa função.
C - Oração Subordinada Adverbial Causal: Esta alternativa está incorreta porque as orações adverbiais causais indicam causa ou motivo e são introduzidas por conjunções causais como "porque", "já que", "visto que", entre outras. A oração destacada não expressa causa.
D - Oração Coordenada Assindética Aditiva: Esta classificação está errada porque orações coordenadas assindéticas não são introduzidas por conjunção e têm relação de adição. O trecho começa com a conjunção "que", característica de orações subordinadas.
Compreender a classificação de orações é essencial para a análise sintática e compreensão textual. Ao identificar a conjunção integrante e a função que a oração desempenha na frase, fica mais fácil identificar o tipo de oração subordinada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
minha mãe sempre me disse ISSO
ORAÇÃO SUBORDIANDA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA
rumo a gloriosa policia militar do paraná
Oração subordinada substantiva:
- Sempre começa com Conjunção integrante
- Troque a oração por "isso". Se encaixar, o "Que" é CI
rumo as correios
Gab: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo