Na sinalização visual de edifícios, as informações devem ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275312 Arquitetura
Na sinalização visual de edifícios, as informações devem ser dispostas com base em certas premissas de escolha de texturas, dimensionamentos e contrastes de cor, a fim de que sejam perceptíveis a todas as pessoas, inclusive àquelas com baixa visão. Considerando essas informações e as recomendações constantes da NBR n.º 9.050/2004, assinale a opção correta acerca de sinalização visual de edifícios.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Extraindo informações da NBR 9050:
a) Correto. 5.5.2.5 Quando for necessária a adaptação a pouca luz pelo observador, deve ser utilizado texto ou figura clara sobre fundo escuro, mantendo-se o contraste.
b) Errado. 5.5.2.4 Quando a sinalização for retroiluminada, o fundo deve ter cor contrastante, a figura e o texto devem ser translúcidos e a luz deve ser branca.
c) Errado. 5.5.2.2 Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.
d) Errado. 5.5.2.3 A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro).
e) Errado. Colocando-se vermelho escuro sobre o fundo preto, não haverá contraste suficiente para boa visibilidade das informações.

Resposta: Letra A

 

Atualizando a resposta da Chris, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015  /pag 34

 

5.2.9.1.1 Contraste visual
O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro-escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. O contraste também deve ser usado na informação visual e para alertar perigos. O contraste é a diferença de luminância entre uma figura e o fundo. Para determinar a diferença relativa de luminância, o LRV da superfície deve ser conhecido.

A medição do contraste visual deve ser feita através do LRV (valor da luz refletida) na superfície. O LRV é medido na escala de 0 a 100, sendo que 0 é o valor do preto puro e 100 é o valor do branco puro.

ATabela 2 representa a diferença na escala do LRV recomendada entre duas superfícies adjacentes, conforme ASTM C609-07.

 

Tabela 2 – Aplicação da diferença do LRV na sinalização – ΔLRV:

Aplicação visual do ΔLRV=                               Diferença na escala=

.Áreas amplas (parede, piso, portas, teto)              ≥ 30 pontos
Elementos e componentes para facilitar
a orientação (corrimãos, controles, pisos
táteis)

Aplicação visual do ΔLRV=                                Diferença na escala=
.Perigo em potencial                                             ≥ 60 pontos
Texto informativo (sinalização)

 

-NOTA 1 Na aplicação do LRV, os planos mais claros devem ter mínimo de 50 pontos.
-NOTA 2 Utilizar como referência para contraste visual o LRV e fatores relevantes de projeto dados do Anexo B.

 

5.2.9.1.2.2  Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

 

 

5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste.

 

 

 

 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo