Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2884664 Medicina

Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que, há 6 meses, passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É: E - Caso a regurgitação desse paciente seja de alimentos não digeridos, ele pode ser portador de um divertículo esofágico.

JUSTIFICATIVA:

A regurgitação de alimentos não digeridos é uma característica comum de um divertículo esofágico, especificamente do divertículo de Zenker. Esse tipo de divertículo ocorre devido a um defeito na parede muscular do esôfago, levando à formação de um saco que retém alimentos não digeridos, resultando em regurgitação de alimentos não digeridos, frequentemente associada a halitose e, em alguns casos, dificuldade para engolir.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A: A pirose é, de fato, uma sensação de queimação na região retroesternal, mas a alternativa não está completamente correta ao associá-la apenas à região epigástrica, que está mais relacionada a sintomas gástricos. A pirose é mais frequentemente sentida atrás do esterno.
  • B: A monitorização do pH não é o primeiro exame a ser solicitado. Exames iniciais para diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) incluem a endoscopia ou testes terapêuticos com inibidores de bomba de prótons (IBPs).
  • C: A manometria esofágica pode ser usada para diagnóstico da DRGE em casos específicos, mas ela não é uma das primeiras opções de diagnóstico. O exame inicial seria a endoscopia digestiva ou o tratamento com IBPs.
  • D: A cardiomiotomia é indicada para o tratamento de acalasia, não para a DRGE. A cirurgia indicada para a DRGE é a fundoplicatura, geralmente reservada para casos refratários ao tratamento clínico.

EM RESUMO:

Caso o paciente apresente regurgitação de alimentos não digeridos, a principal suspeita deve ser um divertículo esofágico, como o divertículo de Zenker. A investigação adequada deve incluir a realização de exames como a endoscopia digestiva alta ou laringoscopia.

PONTOS CHAVE:

  • Divertículo de Zenker pode causar regurgitação de alimentos não digeridos.
  • A manometria esofágica e a monitorização do pH não são os primeiros exames em um quadro de pirose e regurgitação típicos de DRGE.
  • O diagnóstico de DRGE é realizado por endoscopia digestiva alta ou testes terapêuticos, como o uso de IBPs.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo