Acerca dos aspectos relacionados aos tipos de licença de so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q924839 Governança de TI
Acerca dos aspectos relacionados aos tipos de licença de software, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A: Um software com licença MIT pode ser usado em outros projetos de software proprietários.

Vamos entender por que esta é a alternativa correta e analisar as outras opções para garantir que sua compreensão sobre o tema seja sólida.

Alternativa A: Um software com licença MIT pode ser usado em outros projetos de software proprietários.

A licença MIT é uma licença permissiva de software livre que permite aos desenvolvedores usar, copiar, modificar, mesclar, publicar, distribuir, sublicenciar e/ou vender cópias do software. Isso significa que o software licenciado sob MIT pode ser incorporado em projetos proprietários. A única exigência é que a licença original e o aviso de copyright sejam incluídos nas distribuições do software. Portanto, esta alternativa está correta.

Alternativa B: Os produtos sob licença GPL podem derivar outros produtos livres, sob qualquer tipo de licença.

Isso está incorreto. A licença GPL (General Public License) exige que qualquer software derivado também seja distribuído sob a mesma licença GPL. Isso garante que o software e suas modificações permaneçam livres. Portanto, não é permitido derivar produtos sob outros tipos de licença que não sejam compatíveis com a GPL.

Alternativa C: A licença Apache 2.0 não é considerada uma licença de software livre.

Isso está incorreto. A licença Apache 2.0 é, de fato, considerada uma licença de software livre. Ela permite a liberdade de usar o software para qualquer finalidade, distribuí-lo, modificá-lo e distribuir as versões modificadas. A licença Apache 2.0 inclui uma cláusula de patentes que protege os usuários do software contra litígios de patentes relacionados ao software licenciado.

Alternativa D: Um software proprietário nunca pode ter download gratuito.

Isso está incorreto. Um software proprietário pode ter download gratuito, mas isso não significa que ele seja software livre. Software proprietário mantém suas restrições sobre o uso, modificação e distribuição, independentemente de ser gratuito ou pago.

Alternativa E: Um software livre pode ou não ter o código aberto.

Isso está incorreto. Por definição, um software livre deve ter o código aberto. A liberdade de acessar o código-fonte é um dos pilares fundamentais do software livre. Sem acesso ao código-fonte, não é possível modificar ou estudar o software, o que viola as liberdades essenciais do software livre.

Espero que estas explicações tenham ajudado a entender melhor os diferentes tipos de licenças de software. Se tiver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O simples fato do programa estar com seu código aberto não garante absolutamente nada sobre a sua distribuição, modificação e comercialização. O termo “código aberto” somente afirma que qualquer pessoa pode ter acesso ao código do programa, mas que seu desenvolvedor determina asuas condições de uso. Um software pode ter seu código aberto, mas nao ser livre. Mas o contrário é falso. Todo software livre deve ter o código aberto.

A licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo