Quais as doenças exantemáticas listadas abaixo que é de tot...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185491 Enfermagem
Quais as doenças exantemáticas listadas abaixo que é de total atenção pela epidemiologia e necessita de relatórios semanais para monitoramento por todo estado?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Catapora, sarampo e rubéola são doenças exantemáticas que necessitam de relatórios semanais para monitoramento por todo estado. Os surtos de varicela devem ser registrados no boletim de notificação de surtos (BNS), do Sinan. Alternativa A está correta.

Caxumba não é uma doença exantemática. Alternativa B está errada.

Eritema infeccioso é uma doença exantemática, porém não é de monitoramento semanal. Alternativa C está errada.

Exantema súbito, também conhecido como roséola, é uma doença exantemática, porém não é de monitoramento semanal. Alternativa D está errada.


Gabarito do Professor: Letra A
Gabarito da Banca: Letra B


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde. – 5. ed. rev. e atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, que lista as doenças exantemáticas que requerem atenção epidemiológica e monitoramento semanal em todo o estado, que são sarampo, caxumba e rubéola. São chamadas de exantemáticas por causarem erupções cutâneas em seus portadores. O acompanhamento dessas doenças é importante para prevenir surtos epidêmicos e garantir a saúde pública. A catapora é uma doença comum na infância e não requer notificação semanal, enquanto eritema infeccioso e exantema súbito não estão entre as doenças de notificação obrigatória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo