Hoje, a maioria dos jornais não possui editoria de direito, ...
Hoje, a maioria dos jornais não possui editoria de direito, por isso não contam necessariamente com repórteres especializados no campo jurídico, como os há na área de economia, política, esporte e cultura. E como o jornalista é um especialista em generalidades, escrevendo sobre assuntos o mais diversos possível, às vezes vários no mesmo dia, é compreensível que, leigo em direito, ele desconheça os termos técnicos da área jurídica. Um repórter de um grande jornal recebe, em média, duas a três pautas por dia. Se a história lhe for bem contada, as chances de erro diminuem consideravelmente. Muitas vezes, é preciso explicar qual a diferença entre um inquérito e uma ação penal, o que vem a ser uma ação civil pública, definir quais são os órgãos de 1ª e de 2ª instância, quais os recursos cabíveis e, ainda, explicálos. Há mesmo que diferenciar MP de Justiça, pois há quem os confunda. Se o repórter entender todo o caso, é meio caminho andado para a matéria sair correta.
Analise as proposições seguintes:
I. A Assessoria de Comunicação ou de Imprensa funciona como uma parceria indispensável. Quando não for o momento de falar com a Imprensa, ela pode servir de barreira. Quando for o momento, a Assessoria pode fazer os contatos, organizar uma coletiva, ou mesmo colocar o Procurador para falar com o veículo mais adequado para divulgar determinado caso.
II. O assessor de Imprensa detém conhecimentos específicos de como funcionam as redações e, por isso, possui maiores facilidades no momento da divulgação dos atos do MPU nos veículos de comunicação de massa.
III. É importante manter a Assessoria informada sobre tudo o que está acontecendo, ainda que muitas vezes o Procurador tenha contato direto com o jornalista.
IV. Os outros veículos, em geral no dia seguinte, repercutem nota ou matéria publicada pelo concorrente, e é importante que o assessor esteja de posse de todos os dados relativos ao caso para prestar as informações necessárias, tirar dúvidas e impedir notícias equivocadas. Além disso, quando o Procurador faz uso da Assessoria, está de certa forma se protegendo.
V. Quando a entrevista é para televisão, o assessor precisa apenas observar a sua imagem e prestar muita atenção na postura, nas palavras utilizadas sem interferir na gravação.
Estão corretas: