Desnutrição é uma deficiência de calorias ou de um ou mais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464936 Medicina
Desnutrição é uma deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais, sobre este assunto. Analise as alternativas e assinale a correta:

I - O marasmo é uma deficiência grave de calorias e proteínas. A deficiência tende a surgir em lactentes e crianças pequenas. Geralmente, ela causa perda de peso, perda de músculo e gordura e desidratação. A amamentação geralmente protege contra o marasmo. 
II - Kwashiorkor é uma deficiência grave mais de proteínas do que de calorias. Kwashiorkor é menos comum que marasmo. O termo deriva de uma palavra africana que significa “primeiro filho-segundo filho”, já que um primogênito muitas vezes desenvolve Kwashiorkor quando nasce o segundo filho e o afasta do aleitamento materno. Visto que as crianças desenvolvem Kwashiorkor depois de terem sido desmamadas, normalmente, são mais velhas do que as que apresentam marasmo.
III - A inanição é a manifestação mais extrema da desnutrição proteico-energética. Ela é causada por uma falta parcial ou total de nutrientes essenciais durante um longo período. Ela geralmente ocorre porque não há alimentos disponíveis (por exemplo, durante uma época de fome), mas ocasionalmente, ela ocorre quando há alimentos disponíveis (por exemplo, quando a pessoa fica de jejum ou tem anorexia nervosa).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A porque todos os itens apresentam informações precisas sobre diferentes formas de desnutrição. O item I descreve o marasmo, que é uma desnutrição energético-proteica grave, afetando principalmente lactentes e crianças pequenas, e resulta em perda de peso, músculo, gordura e desidratação. A amamentação fornece nutrientes essenciais e proteção contra o marasmo. O item II fala do kwashiorkor, que é caracterizado por uma deficiência de proteínas maior que a de calorias e geralmente ocorre em crianças um pouco maiores que foram desmamadas precocemente, o que condiz com o significado cultural da palavra kwashiorkor. Por fim, o item III explica a inanição como uma forma extrema de desnutrição resultante da falta de ingestão de nutrientes por um período prolongado, seja pela escassez de alimentos ou por comportamentos autodestrutivos como o jejum prolongado ou a anorexia nervosa. Portanto, todos os itens estão corretos ao descreverem diferentes aspectos e consequências da desnutrição.

Desnutrição proteico-energética

A desnutrição proteico-energética (também conhecida como má nutrição proteico-energética) é uma deficiência grave de proteínas e calorias que surge quando a pessoa não consome proteínas e calorias suficientes durante um longo período.

Nos países com altos índices de insegurança alimentar, a desnutrição energética-proteica geralmente ocorre em crianças. Isso contribui para a morte de mais da metade do total de mortes de crianças (por exemplo, aumentando o risco de desenvolver infecções com ameaça à vida e, se surgirem infecções, aumentando a gravidade). Porém, esse distúrbio pode afetar qualquer pessoa, não importa a sua idade, se a ingestão de alimentos for inadequada.

Em todo o mundo, a estratégia preventiva mais importante é reduzir a pobreza e melhorar a educação nutricional e as medidas de saúde pública.

A desnutrição proteico-energética possui três formas principais:

Marasmo

Kwashiorkor

Kwashiorkor marasmático

Marasmo

O marasmo é uma deficiência grave de calorias e proteínas. A deficiência tende a surgir em lactentes e crianças pequenas. Geralmente, ela causa perda de peso, perda de músculo e gordura e desidratação. A amamentação geralmente protege contra o marasmo.

Kwashiorkor

Kwashiorkor é uma deficiência grave mais de proteínas do que de calorias. Kwashiorkor é menos comum que marasmo. O termo deriva de uma palavra africana que significa “primeiro filho-segundo filho”, já que um primogênito muitas vezes desenvolve Kwashiorkor quando nasce o segundo filho e o afasta do aleitamento materno. Visto que as crianças desenvolvem Kwashiorkor depois de terem sido desmamadas, normalmente, são mais velhas do que as que apresentam marasmo.

O Kwashiorkor tende a ocorrer em determinadas regiões do mundo, onde os alimentos e as refeições nativas destinadas aos bebês desmamados são deficientes em proteínas, ainda que suficientes em calorias e carboidrato. Exemplos de tais alimentos são o inhame, a tapioca, o arroz, as batatas e a banana verde. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolver Kwashiorkor, se a sua alimentação for essencialmente composta por carboidratos. As pessoas com Kwashiorkor retêm líquidos, conferindo-lhes um aspecto inchado. Se o Kwashiorkor for grave, o abdômen poderá ficar distendido.

Kwashiorkor marasmático

O kwashiorkor marasmático ocorre quando uma criança com kwashiorkor não consome uma quantidade suficiente de calorias. A pessoa com esse distúrbio retém líquido e ocorre o definhamento dos músculos e do tecido adiposo.

Inanição

A inanição é a manifestação mais extrema da desnutrição proteico-energética. Ela é causada por uma falta total de nutrientes durante um longo período. Ela geralmente ocorre porque não há alimentos disponíveis (por exemplo, durante uma época de fome), mas ocasionalmente, ela ocorre quando há alimentos disponíveis (por exemplo, quando a pessoa fica de jejum ou tem anorexia nervosa).

Causas da desnutrição

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo