Ao citar Rousseau e Nietzsche, o autor emprega, no desenvolv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q84937 Português
Imagem 003.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura
linguística do texto acima.

Ao citar Rousseau e Nietzsche, o autor emprega, no desenvolvimento do primeiro parágrafo, um recurso próprio do texto dissertativo-argumentativo, que consiste em fundamentar sua ideia por meio de analogia.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se da comparação de dois pensamentos paradoxais, não anologia*.

* Uma analogia é uma relação de equivalência entre duas outras relações.

As analogias têm uma forma de expressão própria que segue o modelo: A está para B, assim como C está para D. Por exemplo, diz-se que: "Os patins estão para o patinador, assim como os esquis estão para o esquiador", ou seja, a relação que os patins estabelecem com o patinador é idêntica à relação que os esquis estabelecem com o esquiador.

A maior parte das pessoas achará a analogia dos esquis/patins verdadeira. No entanto, é extremamente dificil estabelecer de forma rigorosa porque é verdadeira. Normalmente, as analogias são fluidas e uma análise mais detalhada poderá revelar algumas imperfeições na comparação. Afinal, esquiar e patinar são actividades parecidas, mas não são exactamente iguais.

O texto é dissertativo-argumentativo sim, não fundamenta-se, entretanto, por meio de analogia, o que tornou a questão errada. Em seu desenvolvimento o autor usa a técnica do "tema polêmico", ou simplificando, ele usou uma espécie de contradição. Demonstra-se primeiro uma idéia geral, depois uma idéia contrária à geral e conclui de forma imparcial sustentando-se  na afirmação:  "preconceito se fundamenta em uma desigualdade que pode ser eliminada" - conforme questão  Q84938  .
 
Errada

Analogia é a comparação de palavras ou ideias que pertencem a campos semânticos diferentes.

O recurso utilizado pelo autor ao citar nomes de "autoridades" no assunto é comnhecido como testemunho de autoridade e serve para dar peso ao seu argumento. Se os argumentos de sua redação estiverem coerentes com os destas autoridades no assunto eles se tornam "incontestáveis" e a sua redação ganhará força. Basta citá-los.

Em crítica:

Se vc, pobre mortal, disser algo, eu contesto;
Se vc, grande mestre, disser o mesmo, eu não contesto.

Com certeza está errada pq é argumentação de autoridade, não analogia. A explicação do Marcos é a única correta para essa questão. O autor citou um cara famoso pra dar peso no convencimento do texto. Pesquisem por "analogia autoridade argumentativo", ou visitem http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/10/tipos-de-argumentos.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo