Visando à formulação de um planejamento de comunicação para ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761695 Relações Públicas

Visando à formulação de um planejamento de comunicação para um projeto de extensão universitária realizado na zona metropolitana de Belo Horizonte, uma profissional de Relações Públicas realizou um processo de identificação e mapeamento de públicos tendo como critério norteador a ideia de vínculos desenvolvida na literatura de comunicação para mobilização social. Analise as seguintes afirmativas acerca desse exercício de diagnóstico:


I. A profissional observou a existência de um conjunto de públicos que, apesar de residirem na zona metropolitana de Belo Horizonte, não possuía nenhum conhecimento específico acerca da ação de extensão realizada. Afirmando que eles não possuíam nenhum vínculo com o projeto naquele momento, a profissional classificou-os como “públicos latentes”, ressaltando, porém, que um rumo estratégico promissor seria a formulação de práticas para engajar esses sujeitos e criar vínculos entre eles e o projeto, já que eles compartilhavam da área de abrangência da iniciativa.

II. A profissional identificou, por meio de pesquisas de opinião, alguns públicos que possuíam um juízo positivo sobre as ações desenvolvidas no âmbito do projeto, mas que não agiam efetivamente a favor dele. Ela classificou esses públicos dentro da categoria de “legitimadores”, afirmando que se tratava do vínculo mais fraco de um público com o projeto, pois eles ainda não haviam passado para a fase da ação.

III. Dentre os sujeitos que já haviam colaborado com aquele projeto, a profissional percebeu a existência de diversos níveis diferentes de vinculação: alguns se engajavam apenas pontualmente em alguma ação, outros agiam de maneira mais coesa e continua. Ela classificou todos esses sujeitos na categoria de “geradores”, observando, porém, que tal categoria compreendia vínculos de diferentes forças, e que o vínculo mais forte que o projeto deveria buscar era a corresponsabilidade, que ocorre quando os sujeitos se sentem envolvidos no problema e compartilham a responsabilidade pela sua solução.

IV. A profissional finalizou seu exercício de mapeamento, afirmando que, apesar de os estudos de comunicação para mobilização social apresentarem uma escala de vínculos, que caminham do mais fraco ao mais forte, é fundamental observar que não existe uma regra temporal para o processo de vinculação.


Assinale quais afirmativas da profissional estão CORRETAS de acordo com os estudos de comunicação para mobilização social.

Alternativas