Síndrome da angústia respiratória é a causada por deficiên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464946 Medicina
 Síndrome da angústia respiratória é a causada por deficiência do surfactante pulmonar nos pulmões do neonato, mais comumente dos nascidos < 37 semanas de gestação. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:

I - O surfactante é produzido em quantidades adequadas até o final da gestação (34 a 36 semanas), portanto o risco de síndrome de desconforto respiratório (SDR) aumenta com a prematuridade. Outros fatores de risco incluem gestações multifetais, diatebese materno e o fato de ser homem branco.
II - As complicações da síndrome do desconforto respiratório incluem hemorragia intraventricular, lesão da substância branca periventricular, pneumotórax hipertensivo, displasia broncopulmonar, sepse e morte neonatal.
III - Os sinais e sintomas da síndrome de desconforto respiratório incluem respiração rápida, difícil e ruidosa, que surge imediatamente ou poucas horas após o parto, acompanhados de retrações supra e subesternal e batimento das asas nasais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - "Somente os itens II e III estão corretos". A síndrome da angústia respiratória (Síndrome do Desconforto Respiratório - SDR) é de fato causada pela deficiência do surfactante pulmonar, que é mais comum em prematuros, especialmente aqueles nascidos antes de 37 semanas de gestação. O surfactante é uma substância que ajuda a manter os alvéolos pulmonares abertos, facilitando a troca gasosa e prevenindo o colapso pulmonar. No entanto, o Item I está incorreto ao afirmar que o surfactante é produzido em quantidades adequadas até o final da gestação (34 a 36 semanas), pois a produção adequada do surfactante começa geralmente a partir da 35ª semana de gestação, e o risco de SDR diminui consideravelmente após este período, e não aumenta com a prematuridade. Os itens II e III estão corretos. O Item II lista complicações associadas à SDR que incluem hemorragia intraventricular, lesão da substância branca periventricular, pneumotórax hipertensivo, displasia broncopulmonar, sepse e morte neonatal – todas são possíveis e sérias complicações da condição. O Item III descreve os sinais e sintomas típicos da SDR, incluindo respiração rápida, difícil e ruidosa, que surge imediatamente ou poucas horas após o parto, acompanhados de retrações supra e subesternal e batimento das asas nasais, que são de fato indicativos da síndrome. Portanto, a resposta correta é que apenas os itens II e III estão corretos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo