Assinale a alternativa correta de acordo com o Código de De...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645270 Direito do Consumidor
Assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de relação de consumo.


A) A nulidade de uma cláusula abusiva invalidará o contrato de consumo.

 

Código de Defesa do Consumidor:

Art. 51. § 2° A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes.

A nulidade de uma cláusula abusiva não invalidará o contrato de consumo, exceto quando de sua ausência, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes.


Incorreta letra A.

B) É subsidiária a responsabilidade do fornecedor do produto ou serviço pelos atos praticados por representantes autônomos.


Código de Defesa do Consumidor:

Art. 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.

É solidária a responsabilidade do fornecedor do produto ou serviço pelos atos praticados por representantes autônomos.


Incorreta letra B.

C) A oferta de peças, componentes e produtos importados deverá ser assegurada pelos fabricantes enquanto perdurar a importação ou fabricação.

 

Código de Defesa do Consumidor:

Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.

A oferta de peças de reposição e componentes de produtos importados ou fabricados, deverá ser assegurada pelos fabricantes enquanto perdurar a importação ou fabricação.

 

Incorreta letra C.


D) O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica de uma sociedade comercial quando ficar comprovado o desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial entre a pessoa jurídica e a pessoa física dos administradores.

 

Código de Defesa do Consumidor:

Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica de uma sociedade comercial quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social, falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

 

Incorreta letra D.


E) São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que transfiram responsabilidade a terceiros.

 

Código de Defesa do Consumidor:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

III - transfiram responsabilidades a terceiros;

São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que transfiram responsabilidade a terceiros.


Correta letra E. Gabarito da questão

Gabarito do Professor letra E.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA E

a)  § 2° A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes.

   

b) Art. 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.

    

c) Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

   

d) Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

  

e)  Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:  III - transfiram responsabilidades a terceiros;

Não entendi porque a C está errada.

Prezada Natália, boa noite. A questão traz na alternativa C a expressão "perdurar", quando, pela letra da lei, o correto seria "não cessar ".

Acredito que o erro da C esteja no fato de que a assertiva fez menção à necessidade de oferta de "produtos importados", enquanto o texto legal apenas menciona "componentes e peças de reposição". Não acho que o erro esteja simplesmente na substituição de "não cessar" por "perdurar".

O art. 51, § 2º do CDC estabelece que “a nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo